ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SAÚDE: Sesa terá o perfil das necessidades de qualificação dos profissionais do PSF


A Secretaria da Saúde do Estado está realizando o mais completo levantamento sobre as qualificações profissionais dos médicos, enfermeiros e dentistas que trabalham no Programa Saúde da Família no Ceará. A partir de segunda-feira, 2 de fevereiro, todos os profissionais do PSF devem preencher questionários individuais para a formação de um banco de dados que permitirá a Sesa a ter o perfil das necessidades de educação permanente dos trabalhadores, como especialização em saúde da família e mestrado profissional em saúde da família.

Com base nas informações obtidas através dos questionários, a Sesa definirá prioridades, cursos, treinamentos a serem ofertados e o número de vagas necessárias na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). No levantamento, serão consultados aproximadamente 6.970 profissionais do PFS de 2.133 equipes de saúde da família cadastradas. Desse total, 1.736 estão implantadas.

No último dia 25 a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesa realizou uma oficina de preparação para a consulta. A oficina reuniu os coordenadores da atenção primária dos municípios cearenses. O coordenador da Rede Universidade Aberta do SUS, Vinícius de Araújo Oliveira, apresentou durante a oficina o planejamento da UNA-SUS para 2010. A UNA-SUS foi lançada em 2008 com a meta de qualificar, até 2011, cerca de 52 mil especialistas em saúde da família e oferecer capacitação gerencial a outros 100 mil em todo o Brasil. Estratégia proposta pelo Ministério da Saúde, em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS), a UMA-SUS agrega o trabalho de instituições acadêmicas com os serviços de saúde para responder a necessidade de formação dos profissionais do SUS.

Nenhum comentário: