ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BONS VENTOS: Ceará dominará energia eólica no Brasil



O Ceará deverá se tornar a capital nacional de energia eólica em 2010 com uma capacidade instalada de 518,4 MW. O cálculo prevê a entrada em operação de cinco parques do Proinfa com 209,3 MW de potência que se somarão aos 12 parques atualmente em funcionamento - com 309,6 MW. A previsão é do coordenador de Energia da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Renato Rolim.
Para 2012, a expectativa é que esta capacidade seja duplicada com a entrada de mais 21 centrais eólicas (542 MW) contratadas no último leilão – realizado no dia 14 de dezembro do ano passado – atingindo 1.060,4 MW instalados. Os novos empreendimentos serão construídos nos municípios de Acaraú, Aracati, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Amontada, e Trairi.
O cenário vantajoso para a fonte fará do estado uma referência neste tipo de geração de energia, passando à frente do Rio Grande do Norte e Bahia, responsáveis por contratações expressivas de 32,4% e 25,4%, respectivamente, na concorrência. O primeiro terá em 2012, 708 MW de capacidade instalada com a entrada dos 66 projetos contratados no leilão adicionados aos 51,1 MW já em operação. O segundo, que não possui nenhuma usina eólica em operação atualmente, terá apenas 390 MW intalados em 2012.
O Rio Grande do Sul, que também figura entre os principais estados produtores de energia a partir dos ventos terá cerca de 336 MW instalados no mesmo período com a entrada de oito parques licitados no leilão (186 MW). O estado arrematou 11,3% das usinas eólicas do leilão.
O potencial eólico do Ceará é de 25 mil MW em terra e 10 mil MW no mar, o que representa dez vezes a demanda de energia do estado. Rolim acrescenta que o número ainda pode aumentar com os novos estudos que estão sendo elaborados pelo governo para o novo Atlas Eólico cearense.

Nenhum comentário: