ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ANP: Bacia Oceânica de Acaraú será base de estudo sobre gás e óleo


A ANP prevê abrir até março licitação para contratação de uma empresa para aquisição de dados geoquímicos a partir do sistema piston core na Bacia do Ceará. O projeto já foi aprovado pela diretoria da agência, que lançará em breve o edital da concorrência. O contrato terá duração de um ano.


Serão coletadas, ao todo, mil amostras de piso oceânico em profundidades que variam de 50 metros a 2,5 mil metros de lâmina d'água. A área em análise será de 9,45 mil km2 e contemplará as extensões das sub-bacias de Piauí, Acaraú e Icaraí.

Os estudos preveem a detecção de exsudações e/ou microexsudações de óleo e gás, a partir do uso da tecnologia de sensoriamento remoto por satélite. Entre as exigências para participação na concorrência, a embarcação destinada à coleta de amostras de piston core deve estar apta a trabalhar em mar agitado e já ter realizado trabalhos de coleta, análise e interpretação nos últimos cinco anos.

O levantamento de dados faz parte do Plano Plurianual de Geologia & Geofísica 1007/2011 da ANP. Além da Bacia do Ceará, também estão previstos para este ano levantamentos sísmicos nas bacias Alto Tapajós, Foz do Amazonas e Paraná.

A Bacia do Ceará está situada na costa do Nordeste brasileiro e corresponde à porção das margens continentais adjacentes aos litorais dos estados do Ceará e Piauí. Está limitada à oeste pela Bacia de Barreirinhas e à leste pela Bacia Potiguar.

Fonte: Portal Energia Hoje

Nenhum comentário: