ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ACARAÚ: Município se prepara para fazer festejos de São Sebastião



Celebrado no dia 20 deste mês, São Sebastião é padroeiro de oito municípios cearenses e de uma série de distritos e paróquias distribuídos em todo o Estado. Na próxima quinta-feira, 10, começam os festejos em homenagem ao santo que é protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Igrejas das cidades de Acaraú, Itapipoca, Apuiarés, Choró, Ipu, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda e Pedra Branca organizam suas programações para abertura das festas, que vão se prolongar pelo período de 10 dias.


Em Itapipoca, distante 138 quilômetros de Fortaleza, os festejos em louvor ao padroeiro são realizados desde 1946, sendo uma das mais antigas festas religiosas do município. Este ano, a abertura da programação será com o tradicional hasteamento do pau da bandeira em frente à igreja dedicada ao santo. O evento está marcado para as 18h30min de quinta-feira, havendo na seqüência, às 19 horas, a saída da procissão que vai percorrer as principais ruas da cidade anunciando o início do novenário. No retorno à igreja, será realizada missa campal presidida por padre Edilson, do vizinho município de Umirim. O religioso estará celebrando na ocasião 10 anos de ordenação presbiteral.


"Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nosso povo tenha vida” é o tema central do novenário, que todos os dias, a partir da sexta-feira, 11, terá início às 19 horas. No decorrer da programação estão previstos shows de músicas religiosas após as missas dos dias 15, a cargo do grupo musical Nova Unção, 17, com artistas da Comunidade Católica Obreiros da Tardinha (COT), e 18, com a banda Missão Jovem. No dia 16, será apresentado o auto de São Sebastião. No último dia da festa, 20, está programada para as 7 da manhã uma missa na Igreja de São Sebastião, e outra às 9 na Catedral. Às 16h30min, terá início a procissão de encerramento da festa. O bispo da Diocese de Itapipoca, dom Antonio Roberto Cavuto presidirá à noite os atos finais dos festejos, na igreja dedicada ao santo.


Acaraú



Em Acaraú, distante 220 km da capital, as festividades de São Sebastião deverão ter inicio no dia 10 de Janeiro com Alvorada festiva, celebrações campais na igreja de São Sebastião no centro de Acaraú  ministradas pelo pároco de Acaraú, Monsenhor Edson Magalhães e caminhada.



E MAIS


- Também na região do Cariri São Sebastião é padroeiro de cinco capelas e duas paróquias do município de Lavras da Mangabeira, cidade situada a 423 quilômetros de Fortaleza. Em Barro, o santo é festejado no distrito de Cuncas. Em Crato, no de Dom Quintino, e em Missão Velha, no distrito de Gameleira de São Sebastião. Nas programações religiosas organizadas para celebrar o santo, diversas missas, novenas, e festa com quermesses e leilões estão sendo preparadas para receber filhos e amigos dos lugares que celebram o santo considerado um dos mártires da igreja católica.


- Conforme consta no livro O Santo do Dia, Sebastião prestou seu serviço militar em Milão e, por sua fidelidade e valor, foi nomeado capitão da primeira corte da guarda pretoriana, ou seja, do próprio imperador. Dessa forma, ele aproveitava a sua posição para melhor proteger e confortar os cristãos que eram denunciados ou condenados à morte. Quando ele próprio foi identificado como cistão e denunciado ao imperador Diocleciano, foi detido e forçado a desistir de sua fé.


- No entanto, todas as argumentações e entativas de Diocleciano contra a fé do militar esbarraram numa vontade inflexivel de Sebastião de continuar seguindo a sua religião. Destituído de sua função de oficial, ele foi então entregue a um pelotão de soldados, que o despiram, amarraram a uma árvore, alvejaram-no com flechas e o abandonaram julgando que estivesse morto. Encontrado por uma mulher chamada Irene ainda com vida, foi levado para a casa dela e tratado, ficando curado.


- Quando restabelecido, Sebastião foi ao imperador para reprovar sua atitude de condenar cristãos inocentes à morte sem motivos. Condenado outra vez, faleceu vítima de pauladas. 

Com Informações dos Jornais O POVO e Diário do Nordeste

Nenhum comentário: