ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

HABITAÇÃO: Agricultores ganham casas em Acaraú



ACARAÚ Mais de mil casas foram construídas para agricultores familiares de várias cidades do Interior do Estado. A iniciativa "Caprichando a Morada" é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Ceará (Fetraf) e tem apoio do Ministério das Cidades. Para cada habitação, o custo foi de R$ 7 mil, com um espaço de 39 metros quadrados, e a demanda é aumentar gradativamente, como informou o coordenador geral da Fetraf, Francisco Auri Alves Junior. Iniciado há quase três anos, o projeto foi idealizado a partir da carência por moradia de qualidade para os agricultores familiares. Até o momento, foram construídas 1.026 casas, sendo que no Brasil, a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) já construiu 21.236 e reformou e ampliou 10.872 unidades habitacionais para agricultores familiares.

"Como organizadora, a Fetraf tem o objetivo de propor melhorias às habitações na zona rural. Existem muitos projetos habitacionais para as áreas urbanas, mas não se tinha muito para o Interior", diz. Até atingir este número de casas, Auri diz que foi preciso, primeiro, analisar a demanda dos agricultores e verificar quem realmente precisa ser beneficiado com a política de habitação. "Os critérios analisados verificam se o agricultor possui ou não residência fixa e, principalmente, trabalha na zona rural", diz.

Depois de analisar estes critérios, é preciso elaborar projeto e conseguir recursos por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. "O projeto começou no Sul do País e iniciamos no Ceará com a construção de 155 casas. Mas, como a demanda aumentou, tivemos que elaborar mais projetos", diz o coordenador geral.

Os agricultores beneficiados com a construção das casas residem em Acaraú (3), Morrinhos (4), Itarema (5), Marco (8), Massapê (48), Senador Sá (14), Martinópole (22), Santana do Acaraú (8), Amontada (7), Itapipoca (96), Umirim (31), Tejuçuoca (76), Santa Quitéria (19) Sobral (42), Meruoca (3), Viçosa do Ceará (83), Canindé (1), Itatira (11), Madalena (31), Boa Viagem (19), Novo Oriente (110), Tauá (85), Aiuaba (14), Saboeiro (8), Salitre (9), Campos Sales (17), Araripe (11), Missão Velha (23), Milagres (8), Brejo Santo (17), Barro (8), São João do Jaguaribe (7), Tabuleiro do Norte (16), Limoeiro do Norte (4), Jucás (10), Piquet Carneiro (6), Quixeramobim (112), Baturité (30).

Premiação

O "Caprichando a Morada" é desenvolvido também em parceria com o Sistema de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol Central SC/RS) e sindicatos dos trabalhadores da agricultura familiar de todo o País. Atualmente, conta com o apoio, no Ceará, da Fundação ACOOD e com a Cooperativa de Crédito Rural da Região Norte do Ceará (Crednorte).

Pela iniciativa de construção de casas populares, o projeto já conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mundial Habitat 2008 (World Habitat Awards 2008). O resultado foi divulgado pela Fundação Construção e Habitação Social (Building and Social Housing Foundation - BSHF) e a entrega do prêmio foi realizada nos Estados Unidos.


Maurício Vieira
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste/Caderno Regional

Nenhum comentário: