ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CEARÁ: Espaço para crescer



Para alimentar o mundo, a produção agrícola precisa crescer 70% até 2050, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). É muito espaço para o crescimento da agricultura e pecuária para alimentar a população do planeta que, com 2,3 bilhões de pessoas a mais, chegará a 9,1 bilhões, destaca um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A FAO convocou para os dias 12 e 13 de outubro um fórum de especialistas, que tem como título “Como alimentar o mundo em 2050”, para estudar os desafios dos próximos anos. “A FAO tem um otimismo prudente sobre a capacidade do mundo para garantir a alimentação até 2050,” afirmou Hafez Ghanem, subdiretor-geral da organização da ONU. A população mundial deve passar de 6,8 bilhões a 9,1 bilhões em 2050, segundo as projeções das Nações Unidas. O maior crescimento da população acontecerá nos países em desenvolvimento, particularmente na África subsaariana. Ao mesmo tempo, a demanda alimentar continuará aumentando em consequência do crescimento demográfico e dos recursos.

Reconhecimento

A governadora Wilma de Faria recebeu o título de sócia benemérita da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc). Um reconhecimento pelo apoio às entidades e pelos investimentos realizados ao longo dos últimos sete anos. A entrega do título aconteceu na noite da última terça-feira, no parque de exposições em, Parnamirim, na confraternização dos criadores.

Aftosa

O Ceará também avançou no status de classificação para febre aftosa, ao passar de risco desconhecido para risco médio, como aconteceu com o RN em outubro do ano passado. A decisão foi publicada na terça-feira passada, no Diário Oficial da União. Com isso, todo o Nordeste obteve o reconhecimento de importantes melhorias na estruturação e avaliação dos seus serviços veterinários.

Importação de leite

Depois de alguns anos exportando lácteos, o Brasil passou a importar leite em pó da Argentina e do Uruguai. Sai mais barato importar e processar o leite em pó, nas condições atuais do câmbio e de entressafra.

1- As exportações de milho do Brasil crescerão mais de 10% neste ano em relação a 2008, superando 7 milhões de toneladas, e começarão 2010 embaladas. Até meados de novembro, o Brasil havia exportado em dezembro 635 mil toneladas, segundo traders. Isso resulta em um volume exportado no acumulado do ano de 7,13 milhões de toneladas, contra 6,36 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro do ano passado.

2- O Brasil vai importar embriões de gado espanhol. O Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho da Espanha e a Associação Nacional de Criadores de Gado Retinto querem exportar sêmen e embrião para criação da raça no Brasil. As características de adaptação ao clima semiárido e às condições adversas de água e alimentação são ideais para a criação no nordeste brasileiro. O gado retinto é uma raça utilizada principalmente para a produção de carne.

3- A Confraternização da Associação Norte-riograndense dos Criadores dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), com a posse da nova diretoria, acontecerá na próxima terça-feira, dia 29. O novo presidente é Romildo Pessoa Júnior, também presidente do Idiarn, órgão que cuida da defesa sanitária no Rio Grande do Norte. A Ancoc foi uma das entidades que recebeu um grande apoio do atual governo.

Sobra indústria e falta leite

Com capacidade para processar, diariamente, 500 mil litros de leite, a indústria de laticínios cearense Betânia - por falta de matéria-prima - processa apenas 350 mil, para fabricar 93 produtos lácteos, desde o leite pasteurizado mais simples ao mais sofisticado iogurte. Para concorrer com a empresa cearense, a francesa Danone investe na construção de uma nova fábrica em Maracanaú. O Ceará tem, indústria, mas falta leite para atender à sua demanda. Para superar esse gargalo, o governo do Estado finaliza um projeto para a utilização de áreas virgens dos perímetros de irrigação Tabuleiros de Russas e Baixo Acaraú, ambos do Dnocs, para a implementação de um programa do tipo “pasto verde” - pela utilização do pastejo irrigado rotacionado principalmente nas cidades de Acaraú, Bela Cruz e Marco.

Óleo de Oiticica

Uma planta rica em óleo saturado - a Oiticica, está abandonada no Nordeste. Segundo o Aurélio, a Oiticica é uma árvore da família das rosáceas encontrada no Nordeste todo, principalmente no Ceará, de cujo fruto se extrai, um óleo de alto valor e de mil e uma utilidades na indústria. A Oiticica seria a planta dos sonhos, se seu óleo tivesse aproveitamento energético, ao contrário do óleo da mamona que contém um ácido venenoso que mata uma rês em 24 horas.

Armazéns

Aprovada a criação do grupo de trabalho para elaborar o Plano Nacional de Armazenagem. O objetivo é criar políticas de investimentos para a construção e ampliação em locais estratégicos de produção de grãos, mas com deficiência de armazenagem. Atualmente, os estados do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso possuem 50% da capacidade estática do País.

Tecnologia avançada

Nas carnes, frutas e hortaliças, as inovações tecnológicas foram surpreendentes. Este desempenho é  apontado como resultante dos investimentos na pesquisa agropecuária. A cana saiu de 49 para 80 toneladas por hectare no período de dez anos. O milho chegou a 12 toneladas/ha, a soja, seis toneladas/ha e o café, além de incremento na produtividade, obteve ganhos em qualidade.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: