ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Acaraú: Festival do camarão foi um sucesso



Produtores de camarão do Ceará se reuniram para discutir as oportunidades do setor. Até um festival gastronômico foi organizado para incentivar o cultivo do crustáceo.
O 1º Festival do Camarão do Ceará foi realizado no município de Acaraú, no litoral oeste do Estado, um dos principais pólos exportadores de camarão do Nordeste. Reuniu produtores de olho em novas oportunidades de negócios.
No Ceará, cento e oitenta fazendas de camarão estão distribuídas em 21 municípios, o que torna o Estado o segundo maior exportador de camarão do país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte.
Até setembro deste ano, a produção atingiu quase três milhões de dólares. Apesar dos números, para o presidente da associação de criadores da região ainda é preciso discutir o cultivo do crustáceo pensando no desenvolvimento sustentável do setor.
“Hoje, nós aproveitamos as bactérias naturais do solo para poder desenvolver alimento e a própria ração do camarão”, explicou Livino Sales, presidente da Associação dos Criadores de Camarão de Acaraú.
O destaque desse festival é o camarão produzido na região conhecida como Costa Negra. O crustáceo é cultivado em uma área onde o solo é rico em nutrientes e o resultado é um camarão maior com uma textura diferenciada.
“Ele é mais apreciado no mercado porque o produtor se compromete a uma cota menor de produção e não gera o impacto ambiental, que poderia gerar”, falou o biólogo, César Ruperti.
O festival internacional do camarão de Acaraú despertou o apetite de muitos apreciadores da boa cozinha. É uma festa de sabores. Quem provou, garantiu que estava bom.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário: