ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ACARAÚ: Amanhã começa o 1° festival internacional de camarão



A partir de amanhã, dia 26, até o próximo domingo (29), carcinicultores dos municípios de Acaraú, Itarema e Cruz - das fazendas de camarão da região da Costa Negra -, realizarão o I Festival Internacional do Camarão de Acaraú e o I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura no Litoral Oeste. O evento será realizado na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, e a abertura será quinta, às 16 horas. O evento reunirá produtores, técnicos, empresários e chefs de cozinha nacionais e internacionais que irão levar ao público o que de melhor pode ser feito na culinária mundial com o camarão.
O I Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste trará como tema “A Cadeia Produtiva do Camarão Cultivado: Inovação, Meio Ambiente e Competitividade, visando a sustentabilidade do setor”. O Festival de Acaraú, por sua vez, com o objetivo de incentivar a produção, discutir e viabilizar o aumento de exportações do crustáceo, promoverá cursos, oficinas de capacitação, workshops, palestras, mesas redondas, festival gastronômico e shows. Além disso, um dos principais objetivos do evento é trazer para o Ceará o primeiro selo de indicação geográfica que denomina a origem do cultivo de camarão.

O selo é emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, além de agregar valor ao crustáceo produzido na Costa Negra em Acaraú, com ele os produtores ganham o reconhecimento do mercado. Para obter a certificação, algumas vantagens são apontadas pelos carcinicultores. A primeira delas é o cultivo orgânico do camarão, com o trabalho de limpeza das águas e da constante manutenção do solo da região, rico em nutrientes que servem de alimento natural para o crustáceo cultivado na área. Como resultado desse trabalho, o camarão da Costa Negra em Acaraú passou por um rigoroso processo de certificação de qualidade alemã e, no mercado, já têm a preferência dos importadores europeus.
A região de Acaraú, além das mais de 30 fazendas de camarão, disponibiliza ainda um laboratório de produção de pós-larvas e quatro indústrias de beneficiamento para processamento de pescados em geral, somando mais de 2 mil hectares de área de produção. Somente em 2008, a Costa Negra produziu mais de 7 mil toneladas de camarões. Para este ano, a estimativa é que haja um incremento de 15%, superando as 8 mil toneladas. O Ceará é o 3º maior exportador nacional de camarão, nos últimos anos, entre os estados nordestinos.


Com informações da Assessoria de Imprensa do evento.

Nenhum comentário: