ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ENEM: Após reavaliarem locais de provas MEC decide cancelar provas


Os candidatos que iriam realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muito longe de casa podem ficar mais tranquilos, após vários problemas com a organização das provas, o MEC resolveu cancelar o Enem 2009. O concurso ocorreria nos próximos dias 3 e 4 de outubro.

No Ceará, 85 municípios contam com 315 locais de prova para o Exame. Em Fortaleza, são 66 pontos em diferentes bairros, entre eles Aldeota, Edson Queiroz e Centro. O restante foi distribuído pelo interior do Estado, como Juazeiro do Norte, Sobral e Acaraú.

A decisão de reavaliar os locais de prova e depois cancelar o concurso ocorreu após reclamações de estudantes em todo o Brasil. Eles alegaram que, por erro próprio ou do Inep, iriam fazer um grande percurso para participar do Exame. Em alguns casos, o candidato precisaria viajar para outro município.

Em nota, o Inep diz que não existe problema generalizado com a alocação de participantes do Enem 2009. ``Não há a possibilidade de que inscritos tenham sido acomodados para realizar o exame em municípios diferentes daqueles escolhidos no ato da inscrição. O que foi identificado é que, em alguns casos, o próprio participante se equivocou no momento da seleção, escolhendo municípios imediatamente anteriores ou posteriores ao desejado``.

Até o dia 28, cerca de 400 casos foram encaminhados ao serviço de atendimento do Inep, num universo de mais de quatro milhões de participantes em todo o Brasil. No Ceará, mais de 133 mil cearenses se inscreveram no Enem. A assessoria de imprensa do órgão disse que não teria como especificar quantas reclamações do Estado. Ainda em nota, o Inep afirmou que todas as ocorrências encaminhadas estão sendo analisadas e serão resolvidas até amanhã.

MUNICÍPIOS ONDE ACONTECERIAM PROVAS NO CEARÁ

Fortaleza, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Juazeiro do Norte, Horizonte, Sobral, Caucaia, Itaitinga, Poranga, Maracanaú, Jaguaribe, Coreaú, Granja, Santa Quitéria, Barbalha, Mulungu, Quixadá, Aracati, Crateús, Iguatu, Tauá, Quixeramobim, Brejo Santo, Itapajé, Campos Sales, Canindé, Itapipoca, Baturité, Nova Olinda, Aquiraz, Viçosa do Ceará, Quixelô, Icó, Mombaça, Brejo Santo, Eusébio, Boa Viagem, Barro, Morada Nova, Forquilha, São Benedito, Jardim, Crato, Limoeiro do Norte, Ubajara, Camocim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Tianguá, Nova Russas, Pacajus, Cascavel, Acopiara, Ibiapina, Maranguape, Jaguaruana, Trairi, Pentecoste, Madalena, Ipu, Mauriti, Cedro, Uruburetama, Senador Pompeu, Várzea Alegre, Amontada, Piquet Carneiro, Irauçuba, Beberibe, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Monsenhor Tabosa,  Guaiuba, Paracuru, Pacatuba, Paraipaba, Parambu, Tabuleiro do Norte, Pindoretama, Guaraciaba do Norte, Tamboril, Pedra Branca, Massapê.

SAIBA MAIS

As solicitações de informações devem ser encaminhadas ao endereço faleconosco@inep.gov.br .
Maiores Informações pelo site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/


ULTIMAS INFORMAÇÕES

BRASÍLIA - O Ministério da Educação cancelou nesta madrugada a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) previsto para o próximo fim de semana. Segundo o MEC, houve vazamento do conteúdo do exame que seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro. A decisão foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reinaldo Fernandes. Quatro milhões e cem mil estudantes estão inscritos para fazer o Enem deste ano. De acordo com o ministério, o jornal "O Estado de S. Paulo" foi procurado por dois homens que ofereceram cópias de parte do exame em troca de R$ 500 mil. A direção do jornal enviou o material ao MEC, que analisou e comprovou o vazamento. Segundo reportagem de "O Estado de S. Paulo", o presidente do Inep afirmou que há 99% de chances de o Enem ter vazado.


O MEC informou que tem outra versão das provas e pretende realizar o Enem em até 45 dias.

Segundo a reportagem do "O Estado de S.Paulo". Fernando Haddada afirma que 180 questões, sem ordem definida, estavam guardadas em um cofre, que foi aberto para confirmar a informação. O cofre só pode ser aberto por duas pessoas: uma pessoa possui uma chave e outra conhece a senha. No texto da reportagem o presidente do Inep destaca que somente quatro ou cinco pessoas do ministério tiveram acesso ao conteúdo da prova inteira. Ele afirma que não há versão impressa do exame. O material apresentado ao jornal é da prova de linguagens e códigos que seria aplicada no domingo.

Ainda de acordo com a reportagem, há suspeita de que o material que vazou tenha saído das gráficas onde as provas vão ser impressas. A gráfica fica em Alphaville, na Grande São Paulo, mas o nome não foi informado.

Haddad, dará entrevista às 11h para falar do vazamento de prova do Enem. Haddad cancelou todos os compromissos que tinha em sua agenda para se dedicar ao asssunto. Na entrevista ele anunciará as medidas que o MEC vai adotar para apurar o vazamento da prova que seria realizada neste fim de semana. Uma das medidas será acionar a Polícia Federal para cuidar do caso. Como o vazamento da prova é crime e o organizador do exame é o governo federal a PF é quem tem competência para apurar o caso. Haddad deve conversar com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para pedir ajuda no caso.

Fonte: Jornal o Povo & Jornal O Globo

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
LACA SAUDE disse...

VAMOS AVALIAR O PODER DA PALAVRA!