ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

TURISMO: Acaraú ganhará investimento para promover o turismo

Um autêntico pacote de obras turísticas foi anunciado nesta segunda (14) pelo secretário do turismo cearense, com investimentos somando mais de R$ 60 milhões. Iluminação de praias, obras de saneamento, restauração do patrimônio histórico, recuperação e construção de rodovias, sinalização e construção de portais indicativos para os municípios do estado formam o geral do programa, apresentado pelo secretário Bismarck Maia.

Os recursos são provenientes do Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Prodetur Nacional e Prodetur Nordeste.

As estruturas dos portais – 26 - serão em todas as regiões do Estado. Será feito um Portal com mirante na Serra da Ibiapaba , e 25 Portais simples localizados nos seguintes municípios: Acaraú, Ipú, Viçosa do Ceará, Ubajara, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Icapuí, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Camocim, Canindé, Quixadá, Tauá, Redenção, Missão Velha, Campo Sales, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Itarema  e Sobral.

Na iluminação das praias serão atendidas as orlas marítimas de Cumbuco (Caucaia), Paracuru, Flexeiras e Mundaú (Trairi), Iguape (Aquiraz), Majorlândia (Aracati) e Ponta Grossa ou Redonda (Icapuí). A ordem de serviço já foi dada. Ao todo, serão construídos 59 estruturas iluminantes. Os postes de iluminação terão uma arquitetura diferenciada, lembrando a forma da vela das jangadas. O projeto vai proporcionar à população e seus visitantes balneabilidade noturna, dando maior conforto e segurança para visitação e para prática de esportes.

Entre as obras de restauração, o Museu Sacro de Aquiraz terá a transformação do seu largo em uma praça. O equipamento cultural, construído há 42 anos, dispõe de rico acervo que remonta a história, a cultura e retrata a religiosidade local da primeira capital cearense, com cervo que tem mais de 450 peças oriundas, principalmente, do espólio dos jesuítas. No local, já funcionou a primeira escola de Latim do Ceará, posteriormente transformada em fábrica de cachaça, desativada anos depois.

Nenhum comentário: