ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PARQUE EÓLICO : Empresa argentina concorre com sete projetos para o CE,sendo dois em Acaraú


A multinacional argentina Impsa é mais uma a apostar na força dos ventos no Ceará. Tanto é verdade que vai concorrer no primeiro leilão de energia eólica no País – marcado para 25 de novembro deste ano –, com sete projetos, todos a serem instalados por aqui, conforme informou José Eduardo Teixeira, diretor de Serviços da Impsa.

No total, a empresa quer bater o martelo para geração de 180 megawatts (MW), dos 13,5 mil MW que serão ofertados pelo Governo Federal. Além disso, Teixeira lembra que a empresa vai cotar máquinas e equipamentos para vender a outros investidores.

“Temos todo o interesse de investir no Ceará. A expectativa é de continuar a expansão no Estado. Independente da montagem de parques, estamos vendendo máquinas para diversos investidores do Ceará”, afirma o diretor.

Primeiro parque

Para iniciar o desenvolvimento de empreendimentos eólicos próprios no Brasil, a Impsa – juntamente com a companhia Enérgica de Minas Gerais (Cemig) –, vai inaugurar o Parque Eólico de Praias de Parajuru, em Beberibe, dia 20 de agosto. É o primeiro da série de três parques que a empresa está construindo no litoral cearense.

Os outros dois parques, um na Praia do Morgado eoutro na praia da Volta do Rio, ambos no município de Acaraú, estão previstos para serem inaugurados em 30 de setembro e 31 de outubro deste ano, respectivamente,os parques no municipio de Acaraú são os que tem maiores probabilidades de expanção em um futuro proximo informa o diretor da Impsa.

Teixeira, responsável pela montagem e manutenção dos parques no Ceará, informa que o investimento total nos três projetos é de cerca de R$ 550 milhões e formará a capacidade instalada de gerar 99,6 MW até o final do ano.

Junto ao empreendimento de Beberibe, Morgado (374 ha) e Volta do Rio (377 há) em Acaraú irão gerar, durante sua implantação, cerca de 7,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Em Santa Catarina, a Impsa projeta a implantação de outros 10 parques, com potência instalada de 217 MW e investimento previsto de R$ 1,3 bilhão em 2009. Os empreendimentos eólicos fazem parte do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), no qual a Impsa é líder com mais de 22% e, segundo afirma a empresa.

O Grupo Impsa possui mais de 100 anos de atuação em geração de energia elétrica de recursos renováveis. São mais de 25 mil MW instalados em 40 países. Sua parceira, a Cemig, atua com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de gás natural e telecomunicações. Opera em 15 estados do Brasil e no Chile. A empresa tem participação de 12% no mercado nacional de distribuição, 7% da geração e 6% da transmissão de eletricidade.

Um comentário:

Emílio Moreno disse...

Caro blogueiro, Como acreditamos que esse tema é de bastante interesse aos profissionais do interior do Ceará, enviamos sugestão de post para o seu blog:

CAACE inaugura Casa do Advogado

Advogado, ex-presidente da OAB/CE, conselheiro federal e rotariano militante, Antônio Francisco de Albuquerque é o grande homenageado da CAACE no evento de inauguração da Casa do Advogado, que ocorrerá em 20 de agosto.
A Casa receberá o nome do bacharel, nascido em 8 de abril de 1914 no município de Caraúbas, hoje Janduís, no Rio Grande do Norte. Falecido em 1° de março de 2008, Antônio Albuquerque se destacou pelo desprendimento em servir sua classe e pelo valioso tempo dedicado à condução dos destinos da CAACE, tendo sido homenageado in memoriam pela entidade em 7 de maio de 2008.
A construção da Casa do Advogado, a 50 metros do Fórum Clóvis Beviláqua, oferecerá inúmeros serviços para os advogados e advogadas. O prédio funcionará como apoio aos advogados da capital e interior que, ao irem ao Fórum, contarão com infra-estrutura bem equipada com escritório modelo, sala de reunião, computadores com acesso à internet, livraria com obras jurídicas mais baratas que no mercado e máquinas copiadoras. Os advogados também contarão com serviços de saúde como fisioterapia, fonoaudiologia, RPG, e psicologia.
O local escolhido torna-se, assim, importante ponto de apoio para os advogados em início de carreira ou para aqueles que ainda não instalaram o seu próprio escritório. "Com a Casa do Advogado, os profissionais do Direito terão acesso a serviços de assistência médica que facilitarão sua vida e contarão com uma infra-estrutura que dará suporte para o exercício de suas atividades como advogado", avalia o presidente da CAACE, Valdetário Monteiro.

Data: 20 de agosto de 2009 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18 horas
Endereço: Av. Desembargador Floriano Benevides, 412 – Edson Queiroz