ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ACARAÚ: Até o fim do ano, 40% da energia do CE serão de eólica



Distante 103 quilômetros da Capital, uma estrada cheia de pedrinhas dá acesso ao mais novo parque eólico em funcionamento no Ceará. É o Parque Eólico de Praias de Parajuru, inaugurado ontem em Beberibe, mais precisamente em uma ampla tenda armada sobre a areia da praia, perto do mar, cercada por cataventos gigantes.

O Parque de Parajuru em Beberibe, praias do Morgado e Volta do rio em Acaraú, são empreendimentos da empresa latino-americana Impsa e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), um dos maiores grupos de energia elétrica do País, dá força ao objetivo do Governo do Estado que é tornar-se autossuficiente na produção de energia.

Otimismo

Cid discursou logo após Aécio Neves, que fez longos elogios aos governos de Tasso e Ciro. Na fala do governador, otimismo. “Até o fim do ano 40% da energia consumida no Ceará serão de eólica”, disse. Cid explicou que a demanda instalada para atender toda a demanda do Estado é de 1.200 a 1.300 MW. Recordou que, no último leilão do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), o Ceará conseguiu 500 MW dos 1.500 disponibilizados para todo o País. Desses 500 MW, os empreendimentos da Impsa e Cemig correspondem a 100 MW, o equivalente a 20% da energia eólica produzida no Ceará. “É bem possível que em cinco anos a gente tenha 100% da nossa energia de fonte eólica. Juntando com o que está sendo produzido de termelétrica o Estado vai ter uma participação importante na exportação de energia”, pontua Cid.

No Parque de Parajuru, a Impsa e a Cemig investiram cerca de R$ 550 milhões. Outros dois parques serão inaugurados nas praias de Morgado e Volta do Rio em Acaraú. Juntos os três parques eólicos possuem capacidade total instalada de 99,6 MW e, de acordo com as empresas, geram durante a implantação 7,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Outros projetos de eólicas estão sendo analisados pela Cemig no Ceará e em outros estados, com investimento estimado em R$ 250 milhões.

E-MAIS

O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, disse que a empresa tem interesse de comprar qualquer outra empresa de energia que estiver à venda e que mostre rentabilidade. Sobre o suposto interesse na compra da Coelce, Morais brincou; “A Coelce está à venda? Se estiver à venda e tiver rentabilidade nos vamos fazer a propostas”, disse complementando que até o momento não soube de indícios de que a Coelce estaria à venda.

Ao ser questionado sobre a assinatura do decreto de Zoneamento Ecológico- Econômico (ZEE) que deve restringir o uso das dunas para empreendimentos turísticos, mas garantir para o uso de eólicas, Cid disse: “Não sou xiita, eu defendo a ecologia, mas sem xiitismo, sem radicalismo”

De acordo com Antônio Balhman, presidente da Adece, Para a implantação de parques eólicos no Estado, o Governo isenta as máquinas de ICMS e investe na infraestrutura, principalmente no que diz respeito aos acessos as praias de Acaraú e Beberibe.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou natural de Acaraú-Ce, mas recentemente vim morar em São Paulo em busca de emprego, já conseguie, mas ñ sonsigo esquecer minha cidade natal e nen minha família. Por isso gostaria de saber se ñ teria uma vaga de trabalho na Energia Eólica, q se estende da praia da Volta do Rio até o Espraiado ? Já concluie meu estudo e tenho vários cursos proficionalizantes. Meu telefone é 0**(11)65341401. Ficarei muito grato se me responderem. Eu quero é trabalhar nessa empresa de energia Eólica !!!