ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ACARAÚ: Mais de 40 familias são afetadas pelas inundações


O Ministério da Integração Nacional já divulgou que o governo federal está liberando R$ 300 milhões para socorrer as vítimas de catástrofe, depois das chuvas que atingiram o País. No Ceará, são 18 cidades que estão em estado de alerta com mais de 14 mil pessoas afetadas. Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil contabilizava ontem 1.552 desalojadas, 191 desabrigadas, 244 casas danificadas e 46 destruídas pelas chuvas.

Entre os municípios que estão em estado de alerta, seis deles situam-se na zona norte do Estado. São elas: Acaraú, Granja, Itapajé, São Luiz do Curu, Ubajara e Uruburetama.

Em Acaraú, a situação é preocupante devido à cheia do Rio Acaraú, que impede o escoamento das águas de novas chuvas. De acordo com levantamentos feitos pela Prefeitura Municipal, cerca de 40 famílias estão desabrigadas e 600 pessoas estão desalojadas. A maioria das famílias desabrigadas já está em locais improvisados pela Prefeitura. “Nós fizemos a remoção dessas famílias para abrigos. Elas moram no bairro da Perseguida, em áreas ribeirinhas. Nesta época do ano, têm as suas casas invadidas pelas águas do rio”, disse o secretario de Infra-Estrutura do município.

“A gente só mora aqui porque não tem para onde ir. Estou com três filhos doentes. Assistência médica para nós é coisa rara”, lamentava Maria de Paula Oliveira, que mora em um casebre com quatro filhos e a nora. Ela se recusou a ir para o abrigo temendo deixar o casebre sozinho.

Em um dos abrigos que funciona no prédio do Lions Club, existem seis famílias que há mais de uma semana foram removidos para aquele local. “Estou aqui há vários dias. Estou com vontade de voltar para casa mas não dá. Tenho que aguardar as águas baixarem”, dizia Maria da Conceição.

Para o coordenador da Defesa Civil do município, Anchieta Cunha, toda a assistência necessária está sendo feita. “Nós estamos recebendo apoio da Defesa Civil do Estado, que enviou para Acaraú cesta básica e colchonetes, além de produtos de limpeza. Estamos trabalhando para dar aos desabrigados o melhor conforto possível”.

Além de Acaraú, as atenções dos órgãos do Estado estão voltadas também para o municipio de Itapajé, que no último levantamento feito ontem estava com 2.500 pessoas desalojadas. Em Uruburetama, milhares de famílias foram afetadas pelas enchentes. Algumas já perderam casas e estabelecimentos comerciais por conta dos deslizamentos de terra.

Nenhum comentário: