
De acordo com o jornal Correio Brasiliense deste domingo (14), o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou o início das obras da refinaria da Petrobras no Ceará com a inclusão no Orçamento 2009. Apesar da crise econômica mundial que atinge a Petrobras, Lobão garantiu R$ 314 milhões para as obras no Ceará.
No fim do mês, a empresa divulgará o novo planejamento estratégico já adequado ao cenário da crise, mas com a garantia irreversível da implantação dos projetos no Ceará e no Maranhão.
Lula desmente alteração e garante refinaria no Ceará
"Não haverá diminuição nas obras da Petrobras em um centavo. Refinarias do Ceará e Maranhão estão mantidas”. Essa frase foi dita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o IX Fórum dos Governadores do Nordeste que acontece em Recife (PE). A fala de Lula foi confirmada, logo em seguida, pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff: "A Petrobras não tem problemas de investimentos".
As declarações do presidente e da ministra reforçam a instalação da Refinaria Premium II da Petrobras no Ceará. A vinda da refinaria para o Estado foi confirmada no dia 20 de agosto passado, quando foi assinado o protocolo de intenções para a instalação do empreendimento, mas a crise econômica mundial provocou especulações em torno do possível cancelamento da obra. A Refinaria do Ceará é um sonho de 30 anos e deverá gerar 90 mil empregos.
Durante a reunião, Lula ressaltou a importância da manutenção dos investimentos públicos e propôs que todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fossem acompanhadas diretamente, a fim de que se saiba como está o andamento de cada uma delas. "Agora é a hora de trabalhar com vigor para que não permitir que o dinheiro disponibilizado para estados e municípios não fique parado”, disse o presidente. Mais uma vez, as palavras de Lula tiveram o reforço da ministra Dilma. "Estão mantidos os investimentos no pré-sal, nas obras do PAC e dos projetos sociais", enfatizou a ministra.
"A fala de vocês lavou a minha alma duas vezes", disse Cid Gomes
"A fala de vocês lavou a minha alma duas vezes", disse o governador Cid Gomes. Primeiro, de acordo com o governador, porque colocam fim às notícias de que o cronograma da implantação da refinaria no Ceará seria alterado e, segundo, porque o presidente e a ministra defenderam a manutenção de investimentos mesmo com a crise. "É preciso ver na crise oportunidades para o crescimento. Nesses momentos, o melhor conselho é não pense em crise, trabalhe", disse o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário