ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Detran notifica 1.127 motoristas com álcool no sangue em cinco meses


Em cinco meses de fiscalização, o Detran-Ce notificou 1.127 motoristas conduzindo veículos com álcool no sangue, com base na lei 11.705, a lei de alcoolemia zero no trânsito, no período de 4 de julho a 14 de dezembro. Desse total, 236 pessoas foram detidas. Nesse período, foram realizados 16.320 testes com bafômetros. Esses números foram alcançados no último final de semana, a partir de quinta-feira (11) até domingo (14), quando 60 equipes de fiscalização do Detran, em conjunto com agentes da Polícia Militar do Ceará, notificaram 194 condutores dirigindo com álcool no sangue, dos quais 22 foram detidos.

Até semana passada, haviam sido notificadas um total de 933 motoristas com álcool no sangue, flagrados dirigindo. Essa foi o quinto final de semana consecutivo de crescimento de motoristas flagrados dirigindo com teor de álcool no organismo: 90 (de 13 a 16 de novembro), 110 (de 20 a 23 de novembro), 153 (de 27 a 30 de novembro), 164 (de4 a 7 de dezembro) e agora 194 (de 11 a 14 de dezembro).

As operações do Detran foram realizadas nas seguintes cidades: Fortaleza (54 pessoas notificadas); Aquiraz (7), Caucaia (5), Eusébio (9), São Gonçalo do Amarante (5), Maracanaú (2), Juazeiro do Norte (28), Iguatu (16), Crato (11), Sobral (5), Baturité (10), Ubajara (3), Itapipoca (3), Ipú (3), Icó (4), Beberibe (4), Tianguá (1), Aracoiaba (5), Cascavel (5), Redenção (4), Acaraú (1), Pedra Branca (2), Jijoca (3), Boa Viagem (2), Novo Oriente (1).

O Superintendente do Detran, João Pupo, considera preocupante esse crescimento, porque é uma prova de que mais condutores estão deixando de lado sua consciência cidadã, infringindo uma lei que está em vigor há seis meses. O mais alarmante ainda, segundo ele, é que o DETRAN-CE e outras autoridades do trânsito tem intensificado as blitzen, com a presença de agentes de trânsito nas vias públicas, no sentido de multar quem desobedece a legislação. Por isso, ele alerta aos motoristas para que fiquem atento para não misturar bebida com direção. Quem insistir nessa misturar o resultado é a multa de R$ 957,50 e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano.

Há dois tipos de autuações que o motoristas podem receber: a administrativa e por crime de trânsito. A autuação administrativa ocorre quando o resultado do teste do bafômetro acusar de 0,11 a 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. E a autuação é por crime de trânsito quando o resultado do teste do bafômetro indicar igual ou acima de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões”.

*** *** ***

Repare: 1.127 motoristas flagrados dirigindo após o consumo de bebidas alcoólicas é um número muito, muito modesto. Se o Detran quisesse, ou pudesse, o índice seria duplicado - ou, quem sabe?, mesmo decuplicado. Simples: vá a uma boate ou casa de shows num fim de semana. Antes de entrar, preste atenção na quantidade de carros estacionados no entorno. Depois, observe a quantidade de bêbados do lado de dentro do estabelecimento? Percebeu?

Ou vá a um restaurante, a um bar ou a um boteco fedorento. Sacou?

Não se pode, nem é o que quero, questionar o valor do que o Detran está fazendo. O que observo aqui é que 1.127 ainda é pouco no meio de muitas aberrações que se vê por aí. E lamento se houver algum bloqueio político ou econômico para que esse número avance.

Nenhum comentário: