ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Barragens do Ceará são incluídas no PAC


As barragens Figueiredo e Taquara, que o DNOCS, vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está construindo nos municípios de Alto Santo e Cariré, foram incluídas no PAC.

PorGeorge Viana

As barragens Figueiredo e Taquara, que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está construindo nos municípios de Alto Santo e Cariré, no Ceará, foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 A informação é do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, que recebeu a boa notícia do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Isso garante que os recursos, superiores a R$ 300 milhões, destinados às duas obras de recursos hídricos estejam garantidos. Segundo o diretor-geral, a inclusão vai permitir que as obras possam ser concluídas até outubro de 2009, quando deverão ser inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas comemorações dos 100 anos do Dnocs.

 

A barragem Figueiredo tem capacidade para acumular 519 milhões de metros cúbicos de água destinados ao abastecimento, controles de cheias no baixo Jaguaribe e irrigação de 8.000 ha de terras, gerando 96.000 empregos diretos e indiretos. A produção diária de 15.000 kg de pescado acarreta 4.250 empregos diretos e indiretos, além do turismo e lazer. 

A barragem de Taquara terá 274 milhões de metros cúbicos de capacidade e, além de abastecer vários municípios e povoados da zona norte do Ceará - inclusive auxiliar o abastecimento da cidade de Sobral - irá reforçar o atendimento hídrico ao projeto Baixo-Acaraú e otimizar o controle das cheias no vale do Acaraú. A obra beneficia diretamente 26.000 pessoas.


Ministério da Integração Nacional Assessoria de Comunicação Social Esplanada dos Ministérios - Bloco "E" - 8º andar Brasília/DF - 70067-901 Tel.: (61) 3414-5683, 3414-5891, 3414-5721

Nenhum comentário: