
A segunda maior bacia hidrográfica do Ceará vem sofrendo com o processo de assoreamento. Em Acaraú, as conseqüências são sentidas principalmente na pesca.
O rio Acaraú nasce na Serra do Machado, em Monsenhor Tabosa, e passa por mais de 20 cidades, mas a ação do homem ao longo dos 320 km de extensão está fazendo com que toda essa riqueza possa vir a desaparecer.
No leito do rio, retiradas indevidas de bancos de areia. A devastação da mata ciliar pode ser vista à distância. E a retirada da vegetação acelera o processo de erosão. A areia escoa para dentro do rio que está cada vez mais raso, o que dificulta o acesso das embarcações no porto da cidade.
No mangue, filhotes de caranguejos se escondem para não serem vistos. Os peixes quase não aparecem mais. Os pescadores estão preocupados.
A Secretaria do Meio Ambiente explica que algumas medidas estão sendo tomadas para tentar diminuir o processo de assoreamento do Rio Acaraú.
Fonte: Portal Verdes Mares
--------------------------------------------------------------------------------
Ta na hora do Excelentíssimo Senhor Governador parar de esbanjar dinheiro com carros caros, viagens desnecessárias e brinquedinhos inúteis e exercer o posto que lhe foi confiado pelo povo, trabalhando mais em prol do nosso estado, do que em beneficio próprio. O rio Acaraú é a segunda bacia hidrográfica mais importante do nosso estado, seria bem apropriado que o Governo do Estado tomasse providências urgentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário