ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BAIXO ACARAÚ: Integração Nacional já debate política de irrigação


Hoje, 3, e amanhã, em Brasília, o Ministério da Integração Nacional promove reunião de representantes dos organismos federais e estaduais ligados à irrigação.

A ideia do ministro Fernando Bezerra Coelho e de seu assessor especial Ramon Rodrigues – que deverá ser o titular da Secretaria Naconal de Irrigação a ser criada – é unificar o discurso e a ação por um novo modelo de irrigação.

CEARÁ: Divulgados nomes dos titulares da Administração Indireta e Org. Social


O Gabinete do Governador divulgou no início da noite de ontem, quarta-feira (02/02), os nomes dos novos dirigente da Administração Indireta do Estado e das Organizações Sociais vinculadas ao Governo. Nesta quinta-feira (03/02), mais nomes serão anunciados Confira abaixo os nomes dos novos titulares.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
João de Aguiar Pupo, 35
É natural de Fortaleza. Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza, ocupou o cargo de Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e foi reconduzido ao cargo.

Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) 
Francisco Quintino Vieira Neto, 52 anos
Natural de Tauá-CE. Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi
secretário da Infraestrutura de Sobral, Diretor de Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do
Ceará (Detran-CE) e Superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Centro de Gestão de Desenvolvimento Tecnológico (CGDT)
Francisco Carlos Soriano Moraes, 43
É natural de Chiclayo, Peru. Graduado em Administração com especialização em Gerência de Projeto ocupou o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Governador.

Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc)
Augusto César Ponte Benevides, 59
É natural de Fortaleza. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) tem ainda graduação em Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas e foi diretor de emissoras de televisão em Fortaleza. Ocupou o cargo de Superintendente da TV Ceará e foi reconduzido ao cargo.

Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT)
Francisco Diassis Diniz, 36
Filiação Partidária: PT
É natural de Cedro. Formado em História e Direito, com especialização em Economia do Trabalho, ocupou o cargo de Presidente do IDT e foi reconduzido ao cargo.

Escola de Saúde Pública (ESP)
Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, 46
É natural de João Pessoa. Doutora em Medicina na área de Pediatria pela Universidade de São Paulo, ocupa o cargo de Coordenadora Adjunta do Mestrado de Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar  (ISGH )
Henrique Jorge Javi de Sousa, 38
Natural de Morada Nova. Formado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi reconduzido ao cargo.

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Jurandir Santiago, 44 anos
Filiação Partidária: PT
Natural de Russas. Graduado em Direito pela Unifor, e em Geografia, pela Uece. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal. Atuou como secretário-adjunto da Secretaria das Cidades de 2007 a janeiro de 2011. 

Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice)
Fernando Antônio de Carvalho Gomes, 49
Natural de Fortaleza. Engenheiro Eletricista pela UFC. PHD em Informática pela Universidade de Ottawa, no Canadá. Professor do Departamento de Computação da UFC. Foi reconduzido ao cargo.

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
Flávio Ataliba
Doutor em economia pela EPGE/FGV no Rio de Janeiro e Pós-Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Kennedy School, Universidade Harvard. Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza do Caen.

Instituto de Saúde dos servidores do Estado do Ceará (Issec)
Lúcia Rocha Lima Montenegro, 53.
Natural de Iguatu. Formada em Medicina pela UFC, com especialidade em Pediatria. Foi coordenadora de saúde do Issec.

Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Geórgia Aguiar Almeida, 38
É natural de Fortaleza. Engenheira Agrônoma formada pela Universidade  Federal do Ceará (UFC) ocupava o cargo de diretora de Extensão Tecnológica, responsável pelos CVTs.

Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
Lindberg Lima Gonçalves
É graduado em Engenharia Civil pela UFC com mestrado em Física pela PUC- RJ. Doutorado em Física pela Universidade de Oxford e Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford. É professor titular da UFC.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará  (Adagri)
Francisco Augusto de Souza Júnior, 40 anos
Natural de Recife. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós graduado em zootecnia pela UFC. Foi coordenador do CVT de Tauá, supervisor do núcleo de ovinocaprinocultura da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e coordenador de pecuária da SDA.

Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará  (Idace)
Ricardo Durval Eduardo de Lima, 51 anos
Natural de Limoeiro do Norte-CE. Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador de Técnica e Operação do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)

Instituto Agropólos
Francisco Celso Crisóstomo Secundino, 43
Filiação Partidária: PT
Natural de Canindé. É formado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) com especialização em Gestão. Ocupou o cargo de secretário da Saúde em Icapuí e da Educação em Canindé.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará  (Ematerce)
José Maria Pimenta Lima, 61
Filiação Partidária: PSB
Natural de Quixeramobim. Engenheiro Agrônomo pela UFC. Secretário de Agricultura de Quixeramobim. Gerente de escritório da Emater-MG por 20 anos. Foi deputado estadual. Foi reconduzido ao cargo.

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, 44
Natural de Juazeiro do Norte. Engenheiro Civil pela UFC. Mestre em Recursos Hídricos pela UFRGS. Doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Cornell em Nova York, nos Estados Unidos. Professor da UFC. Foi reconduzido ao cargo.

Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa)
Antônio Reginaldo Costa Moreira, 46
Filiação Partidária: PMN
Natural de Pacajus. Geógrafo pela Uece e Bacharel em Direito pela Faece. Foi reconduzido ao cargo.

Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC)
Isabel Cristina Fernandes, 46 anos
Natural de Minas Gerais. Formada em Administração. Ocupou o cargo de Diretora de Ação Cultural do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec)
Ricardo Luiz Andrade Lopes, 47
Natural de Sobral. Bacharel em Direito pela Unifor e especialista em Direito Empresarial pela UVA. Foi reconduzido ao cargo.

CINEMA DE GRAÇA: Cine Sesi Cultural leva maratona de filmes à Acaraú a partir de amanhã



A partir de amanhã, sexta-feira (04), até domingo (06) de Fevereiro, a 9ª edição do Cine Sesi Cultural levará uma maratona de filmes a  Acaraú, as projeções acontecem sempre a partir das 19 horas, às sextas, sábados e domingos, em áreas ao ar livre, na praça da matriz. 

Os filmes a serem exibidos são: às sextas, “Câmara Viajante” (curta) e “Se Eu Fosse Você – 2”. Aos sábados, é a vez do curta “Vida Maria” e do longa “Pequenas Histórias”. Nos domingos, a população vai acompanhar “Até o sol raiar” (curta) e “A Era do Gelo 3”. Grátis.

Com informações do Portal da FIEC

HI-TECH: Robô-cobra pode auxiliar cirurgias delicadas




Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon ( Estados Unidos) encontraram uma solução diferente para cirurgias em partes do corpo complicadas de serem abertas, como o coração. Eles desenvolveram robôs inspirados no formato de cobras, que poderão deslizar facilmente por dentro desse tipo de órgão. 

O roboticista Howie Choset inventou o Cardio Arm, um robô de 30 centímetros de comprimento, projetado especialmente para cirurgias cardíacas. Com 102 partes cilíndricas conectadas para dar flexibilidade, o instrumento pode penetrar no tórax do paciente por um corte de apenas 19 milímetros no abdômen.

O Cardio Arm é controlado por um cirurgião, que movimenta a "cabeça" do robô-cobra por meio de um joystick. A cabeça conta com uma câmera minúscula que dá visibilidade ao operador do instrumento, permitindo que ele realize correções na rota da cobra.




Esse modelo já foi testado em uma pessoa na República Checa em 2010 para um exame de mapeamento do coração. Os especialistas acreditam que o robô poderá ser usado para realizar exames e até mesmo pequenas cirurgias, como biópsias, sem a necessidade de abrir a caixa torácica no futuro, de acordo com informações daWired. 

Mas o robô-cobra não será útil apenas na medicina. Há perspectivas de utilização do equipamento na exploração arqueológica e salvamento em casos de desastre urbano, já que pode chegar a lugares inacessíveis a seres humanos e até mesmo a robôs convencionais. Nesse caso, os robôs são mais robustos e capazes de escalar e nadar.

INTERNET: Banda larga já chega a 91% das escolas públicas urbanas do país


O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) já leva conexão gratuita à internet a 91,6% das escolas públicas urbanas do Brasil. O último balanço divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que, até 31 de dezembro de 2010, 57.586 instituições de ensino contavam com a conexão em banda larga. A meta é que o projeto cubra todas as 62.864 escolas até o fim deste ano. O programa é uma parceria do Ministério das Comunicações, Ministério da Educação (MEC), Anatel e operadoras de telefonia. 

O levantamento revela que São Paulo é o estado com o maior número de escolas beneficiadas: 7.099 unidades. Em seguida vêm Minas Gerais (6.839), Bahia (5.645), Rio de Janeiro (4.847) e Paraná (3.836). Durante todo o ano passado, o programa garantiu internet gratuita a 14.588 instituições federais, estaduais e municipais situadas em zona urbana.

Um acordo feito entre a Anatel e as teles prevê que as 5.278 escolas públicas urbanas que ainda não possuem banda larga deverão ser contempladas até o fim de 2011. Outras instituições de ensino que vierem a surgir nos próximos anos também deverão receber internet, já que a vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

O PBLE é resultado de uma mudança no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que passou a estabelecer obrigações a serem cumpridas pelas concessionárias de telefonia fixa.  Um decreto de 2008 trocou a obrigação de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) em áreas urbanas pelo compromisso de levar aos municípios o chamado backhaul, que é a infraestrutura de rede para conexão em banda larga. Um aditivo estabeleceu o compromisso das empresas de levar a conexão até as escolas, sem ônus para a União. 

Uma revisão feita pelo MEC no ano passado reduziu o número total de escolas urbanas do país de 64.879 para 62.864. Isso porque algumas instituições deixaram de oferecer ensino fundamental ou médio e passaram a ter outra destinação. Também há casos de escolas que  foram desativadas.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AL-CE: Duquinha toma posse pelo sexto mandato e avisa: Ajudar o povo Acarauense é uma das minhas prioridades



Começou ontem, terça-feira (1º), a 28ª legislatura na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, onde tomaram posse os 46 deputados eleitos no último pleito, entre veteranos e novatos. Quem está de volta a exercer o mandato de Deputado Estadual pela sexta vez, é o ex-prefeito de Acaraú Manoel Duca da Silveira Neto, o Duquinha (PRB).

Duquinha tinha se desligado da Assembleia Legislativa em 2005 para tomar posse como prefeito de Acaraú, onde realizou um belo trabalho. No ano de 2008 não se reelegeu prefeito de sua terra natal, sendo assim era grande a possibilidade de uma volta para Assembleia.

Duquinha foi eleito com 48.445 votos e votado em 150 municípios, dos 184 que compõem o Estado.

O Deputado Manoel Duca é Militar Reformado, Formado em Administração (com especialização em administração pública), foi Diretor do BEC (antigo Banco do Estado do Ceará), Presidente do Clube do Vaqueiro, e praticador de esportes como o paraquedismo e vaquejada.

Foi eleito pela primeira vez para um cargo público em 1966, quando tomou posse como vereador. Em 1976 foi eleito prefeito de Acaraú, em 1986, 1990 (2° mais votado), 1994, 1998 e 2002 foi eleito Deputado Estadual. Voltou a disputar uma eleição para prefeito em 2004, saindo vencedor e assumindo em 2005 a prefeitura de Acaraú. já em 2008 quando tentava a reeleição, está não aconteceu. Mas em 2010 voltou a disputar uma eleição estadual, voltando a Assembleia Legislativa pela sexta vez, com uma votação expressiva em sua terra natal, Acaraú.


Com informações do Blog do Jhônata Adams

MUNDO: Astronautas fotografam Brasília do espaço


Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) fotografaram a cidade de Brasília à noite no último dia 8. A foto foi divulgada ontem, segunda-feira (1), no site da Nasa.

No texto publicado pela agência espacial americana, a cidade é descrita como um dos melhores exemplos de projeto urbanístico do século XX.

Segundo a descrição, o desenho da cidade em forma de pássaro ou avião fica claramente visível à noite. “É inconfundível”, destaca o texto.

Veja a foto de Brasília ampliada no site da Nasa.

Fonte: Portal G1

IFCE: Docente de Acaraú em Mestrado na Itália



A Professora Valônia de Araujo Oliveira, do campus de Acaraú do IFCE,  já se encontra na Itália participando do mestrado Cultura da Alimentação e do Vinho para a Gestão dos Recursos Enogastronômicos, cuja seleção ocorreu no segundo semestre de 2010. As aulas iniciaram dia 27 de janeiro e seguem até 26 de junho. 

A pós-graduação é fruto de convênio estabelecido pelo IFCE com a Universidade Ca’Foscari de Veneza. Esse é o primeiro grupo de docentes selecionado para participar do mestrado italiano. Segundo o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, essa parceria internacional trará grande contribuição para a formação de alta qualidade dos profissionais que pretendem atuar na enogastronomia no estado do Ceará. 

Além da Professora Valônia, participam do Programa de Mestrado na Itália os professores Ana Karine da Silva Pinheiro (Campus Baturité), Hyngrid Rannielle de Oliveira Gonsalves (Campus Limoeiro do Norte), Raimundo Aterlane Pereira Martins (Campus Quixadá)


O Instituto Federal do Ceará investe, mensalmente, por professor participante com custos de hospedagem, alimentação e deslocamento para alojamento, além dos valores de inscrição no curso e seguro viagem. Dado o caráter interdisciplinar, o mestrado é direcionado a profissionais graduados em Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Economia Doméstica, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Administração e áreas afins.

ESPORTE: Seleção Brasileira de Futebol está de uniforme novo


A Seleção Brasileira de Futebol está de roupa nova. A fornecedora lançou na tarde de ontem, terça-feira (01), os uniformes para a temporada. A estreia será contra a França, em amistoso no próximo dia 9, em Paris. 
O detalhe curioso foi que o evento de apresentação praticamente não aconteceu. Mano Menezes era aguardado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, mas não conseguiu chegar a tempo por conta do mau tempo no Peru, onde acompanhou a Seleção Brasileira sub-20.

Mesmo com a ausência do treinador, 20 crianças do Instituto Bola Pra Frente, projeto social do ex-jogador Jorginho, estiveram presentes ao local de apresentação da nova camisa da Seleção.

A novidade no novo uniforme, que ficou exposto no salão principal do museu, é uma lista verde horizontal no peito do modelo amarelo. Além disso, há o desenho de um canário atrás do escudo da CBF. Na camisa reserva, as listas são amarelas com uma nova tonalidade de azul.

Segundo o material esportivo, as listas remetem os ancestrais, que pintavam uma faixa no corpo como forma de proteção antes de cada batalha, enquanto que o canário é o símbolo de como a Seleção é conhecida.  

FISCALIZAÇÃO: Anatel multa usuário por compartilhar rede Wi-Fi


Um morador de Teresina (PI) que compartilhava sua conexão de internet com três vizinhos por uma rede Wi-Fi (sem fio) foi multado em R$ 3 mil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em setembro de 2010, a agência detectou o uso da internet por diferentes usuários em mais de uma residência, foi até o local, apreendeu equipamentos que garantiam a conexão e enviaram uma multa, em novembro, no valor de de R$ 3 mil a ser paga em até 15 dias.
O morador teve de prestar depoimento à Polícia Federal, sob a acusação de que ele estava indevidamente funcionando como um prestador de serviços de telecomunicação sem autorização da agência.
O advogado do acusado alega que não se trata de uma atividade comercial e que os três vizinhos são amigos do assinante da rede e dividiam o valor de R$ 180 da mensalidade entre eles. “Eles foram autuados por multa administrativa com um boleto impresso já e deram prazo de 10 dias para ofertar uma defesa e aí vai ter uma decisão judicial”, explicou ao Link Lucas Vilar, um dos advogados responsáveis pela defesa. Por meio do advogado, o morador se recusou a falar com a reportagem.
A Anatel afirmou em nota à reportagem que o usuário operava em “caráter comercial sem a devida outorga” e que havia apreendido apenas um “equipamento rádio-transmissor operando na faixa de 2,4 GHz e uma antena omni-direcional”, e negou ter apreendido computador, modem e roteador, como mencionado pelo portal piauiense 180 Graus, que noticiou o caso.
Ainda segundo a nota, fiscais da Anatel teriam detectado “diversos usuários conectados ao provedor, inclusive de residências mais distantes”, o que foi considerado elemento de prova para “constatar a exploração comercial do serviço sem autorização”. Disse que ainda que não haveria punição ou cobrança da penalidade sem a defesa do acusado.”

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

INVERNO: Volume dos açudes aumenta com as recentes chuvas



Devido às intensas chuvas que têm caído em algumas regiões do Ceará, o volume de alguns açudes monitorados pela Cogerh, teve um significativo aumento. Hoje a Companhia monitora em parceria com o Dnocs, 134 reservatórios, o último incluído no programa de gerenciamento das águas do Ceará foi o Taquara, com capacidade de  320.784.516m³ e que fica localizado no município de Cariré.

O Tijuquinha, continua sangrando desde o dia 25 de janeiro e o volume acumulado em todos os reservatórios é de 10.752.582.757m³, o que representa 59,21% da capacidade total do Estado que é de 18.159.750.868m³.  Seis reservatórios já estão com a sua capacidade acima de 80%: Na Bacia do Salgado temos o Açude Prazeres em Barro, com 88,15%, Bacia do Banabuiú, Curral Velho em Morada Nova, com 82,54%, Bacia do Acaraú, Acaraú Mirim, em Massapê com 87,94%, Bacia do Parnaíba, Cupim, em Independência, com 85,92% e  Jaburu I em Ubajara com 83,69%. Na Bacia do Litoral São Pedro Timbaúba, com 82,10%. 

Nas Bacias Metropolitanas temos o Gavião em Pacatuba, com 93,01% e o Açude Tijuquinha com 100,79% e ainda na Bacia do Banabuiú, o Quixeramobim que está com 93,42% de sua capacidade.

Veja o Quadro Demonstrativo das 11 Bacias que compõem o Estado do Ceará e o seu volume atual:

Bacia Alto Jaguaribe – 67,89%
Bacia do Salgado – 56,26%
Bacia do Banabuiú – 57,65%
Bacia Médio Jaguaribe – 62,83%
Bacia Baixo Jaguaribe – 78,76%
Bacia Acaraú – 51,39%
Bacia Coreaú – 48,84%
Bacia Curu – 48,61%
Bacia Parnaíba – 60,57%
Bacias Metropolitanas – 47,52%
Bacia Litoral – 51,53%

Assessoria de Imprensa da Cogerh
Vanja Boaventura ( vanja.boaventura@cogerh.com.br / 85 3218.7024 - 8895.9225)

LEVANTAMENTO:Começa pesquisa de petróleo no litoral de Acaraú e região


Já tiveram início os trabalhos da pesquisa que identificará a existência, ou não, de petróleo e gás na porção ocidental da Bacia do Ceará. A Ipex, uma das empresas que formam o consórcio que venceu a licitação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o estudo, está realizando, no momento, a primeira fase do processo. A etapa consiste nos levantamentos de dados da região e posterior posicionamento dos pontos onde serão coletadas as amostras. Até o dia 30 de dezembro, o relatório completo deverá ser entregue à ANP.

Informações de satélite

De acordo com a Ipex, a etapa atual se desenvolve predominantemente em pesquisas de escritório. Os dados da área vêm da ANP e de informações de satélite. Estas análises definirão os pontos exatos, com as coordenadas geográficas delimitadas, que serão repassados à outra empresa do consórcio, a Fugro, para que desenvolva a fase posterior. Com as áreas de retirada de amostragem definidas, a Fugro - empresa especializada, entre outros serviços, em levantamentos geofísicos, especialmente para a área de petróleo e gás -, irá realizar a retirada das amostras através do testemunhador "piston core".

Serão coletados, para a análise e interpretação, 1.000 testemunhos em amostras do assoalho oceânico.

A ANP explica que este é um método de investigação muito preliminar, mas que, "evidenciando anomalias positivas encorajaria a obtenção de novos dados através de ferramentas mais apropriadas para a detecção de acumulações de hidrocarboneto, como a sísmica de reflexão por exemplo".

A identificação de petróleo e gás natural em parte significativa das amostras coletadas implicará em uma importante elevação da atratividade da bacia, podendo levá-la a ser oferecida nos próximos leilões promovidos pela ANP, para que seja explorada comercialmente.

A pesquisa irá se concentrar na parte oeste da bacia do Ceará, mais precisamente nas extensões das denominadas sub-bacias de Piauí, Acaraú e Icaraí, ocupando uma área de 9,4 mil quilômetros quadrados. O potencial petrolífero dessa região ainda é desconhecido.

A bacia, atualmente, só é explorada na parte referente ao litoral de Paracuru, onde se encontram os campos de Xaréu, Atum, Curimã e Espada.

Profundidade

A exploração de petróleo e gás natural no mar cearense só é realizada em águas rasas, de até 50 metros de profundidade.

O estudo da ANP vai mais além, e as amostras serão tiradas em lâminas d´água compreendidas entre 50 e 2.500 metros, atingindo, assim, águas profundas na bacia.

Investimento

A pesquisa envolve um investimento de R$ 12,7 milhões, incluídos dentro do Plano Plurianual de Estudos Geológicos e Geofísicos da ANP, que prevê investimentos em 23 estados brasileiros.

Bacia do Araripe

Enquanto se iniciam os trabalhos na Bacia do Ceará, na Bacia do Araripe, localizada em terra, as pesquisas já foram concluídas. De acordo com a Ipex, que também venceu a licitação para os estudos nesta região, desta vez sozinha, as análises básicas e avançadas das amostras coletadas já foram completamente processadas.

No momento, a empresa está em fase conclusiva de elaboração do relatório final, que será repassado à ANP até o dia 3 de março próximo. Na bacia, que está localizada na região Sul do Estado, o Cariri, também envolvendo os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba, foram coletados 2.000 amostras de solo, para as efetivas análises laboratoriais e interpretações dos dados estatísticos.

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

IFCE: Campus de Acaraú realiza Encontro com Servidores


Estimular a integração e cooperação entre os servidores, bem como apresentar a proposta de trabalho para o ano de 2011. Esses são os principais objetivos do Encontro que será realizado com os servidores docentes e técnicos administrativos do campus do IFCE em Acaraú. O evento ocorrerá no auditório da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), em Acaraú, no próximo dia 08 de fevereiro.

Na oportunidade, será feito um balanço do ano passado, avaliando o resultado dos alunos, a avaliação do desempenho didático em sala de aula, estatísticas dos processos seletivos de alunos. Além disso, será abordado o novo Regulamento de Organização Didática (ROD), que regulamenta as ações didáticas e pedagógicas da instituição. Também serão discutidas as perspectivas para este ano, o calendário acadêmico, Planos de Ação e de Desenvolvimento Institucional.

Conforme a Chefe do Departamento de Ensino em exercício, Kézia Dantas, o Encontro com Servidores é muito importante para a instituição, pois “além de ser um momento de integração, todos discutem o planejamento das atividades da sede. O evento integra e informa”, defendeu.

Essa visão é compartilhada com o Diretor Geral do campus de Acaraú, Prof. Amilton Nogueira, que afirma que o evento ajuda a “estreitar os laços de amizade entre os servidores, alimentando o sentimento de compromisso de todos, além de democratizar as ações e planejamento da instituição”, ressaltou.

POSSE: Assembleia do Ceará empossa deputados que atuarão na 28ª Legislatura



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará empossa, na manhã desta terça-feira (01/02), os 46 deputados estaduais eleitos em outubro de 2010. A solenidade começa às 10:00 hs e será realizada no Plenário 13 de Maio. Conforme lista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 18 novatos comporão os quadros da 28ª Legislatura (2011-2014), se tomado como base o período anterior (2007-2010). Uma renovação de 39%.

A maior bancada será formada pelo PSB, com 12 parlamentares. O PSDB terá a segunda maior, com sete. PDT e PT terão quatro deputados cada. PV, PRB, PR e PMDB terão dois, enquanto PHS, PRP, DEM, PCdoB, PTB, PSL, PTN, PMN, PSDC, PTdoB e PTC terão uma cadeira cada.

Dos 18 novos nomes, 11 entram na AL pela primeira vez. Roberto Mesquita (PV), Fernanda Pessoa (PR), Tin Gomes (PHS), Mirian Sobreira (PSB), Bethrose (PRP), Eliane Novais (PSB), Professor Pinheiro (PT), Leonardo Pinheiro (PR), Júlio César (PTN), Mário Hélio (PMN) e Paulo Facó (PTdoB).

Patrícia Saboya (PDT) e Manoel Duca (PRB) voltam ao Parlamento depois de alguns anos afastados. E Dedé Teixeira (PT), Idemar Citó (DEM), Lula Morais (PCdoB), Delegado Cavalcante (PDT) e Stanley Leão (PSDC) assumirão como efetivos. Na Legislatura passada, eles estavam na Casa como suplentes.

Ao todo, 19 partidos representarão todas as regiões do Ceará. Contudo, a lista de eleitos (e, consequentemente, os números de bancada) ainda pode sofrer alterações até amanhã em função de recursos que tramitam no TRE.

A CERIMÔNIA
A solenidade de posse será comandada pelo primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Gony Arruda (PSDB). Regimentalmente, o último presidente a chefiar os trabalhos é quem dirige a sessão. Como o antigo presidente, Domingos Filho (PMDB), renunciou para assumir a Vice-governadoria, e o atual presidente, deputado Francisco Caminha (PHS), não se reelegeu, o tucano é o primeiro na linha sucessória.

Na abertura dos trabalhos na manhã desta terça-feira,(01/02), os 46 eleitos lerão o juramento parlamentar contido no Regimento Interno da Assembleia. Em seguida, Gony Arruda inicia o processo de registro de chapas para a Mesa Diretora que será responsável pelo biênio 2011-2012.

Após eleição da nova Mesa, os parlamentares convidados a assumir cargos no Governo apresentarão seus pedidos de licença. De imediato, os suplentes assumirão. A lista dos substitutos ainda não foi definida pelo TRE também em decorrência de recursos judiciais.

Os deputados Ivo Gomes (PSB), Mauro Filho (PSB), Camilo Santana (PSB), Francisco Pinheiro (PT), Nelson Martins (PT) e Gony Arruda deixam a AL e vão, respectivamente, para a chefia de gabinete do governador Cid Gomes, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria das Cidades, Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Secretaria do Esporte (Sesporte).

No dia 02/02, os trabalhos da 28ª Legislatura iniciam com a nova Mesa Diretora. “O governador lê a mensagem do Executivo à Assembleia e convida os deputados para uma visita de cortesia à sede do Governo”, detalha o chefe do Departamento Legislativo da AL, Carlos Alberto Aragão.



INTERNET: Blog de escola profissionalizante de Acaraú recebe selo de reconhecimento



O Blog informativo da escola profissionalizante de Acaraú Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, recebeu do Site TopBr selo de 2º Lugar na categoria Educação referente a Dezembro de 2010, e ficou classificado entre os 40 primeiros, na Classificação RANKING GERAL.

O Informativo da EEEP Tomaz Pompeu foi considerado um dos melhores pela maioria dos visitantes por ser um Web Site bem elaborado e construído de forma inteligente e eficaz.

A Equipe de Gestores, Professores, Alunos e toda Comunidade Escolar agradece ao site TopBr, por esta premiação. Obrigada!