ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

EDUCAÇÂO: Acaraú pode ficar sem livros didaticos em 2011, caso não assine termo de adesão com MEC


“A partir deste ano, secretarias municipais e estaduais que quiserem receber as obras que são distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), terão que firmar um termo de adesão. O prazo termina em 31 de maio e até ontem (13) 2.237 secretarias tinham enviado o pedido ao ministério – pouco menos de 50% do total. Quem não formalizar o pedido não recebe os livros didáticos em 2011.

Até o ano passado, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência. Segundo o diretor de Ações Educacionais do fundo, Rafael Torino, o objetivo da mudança é evitar o desperdício.

Todos os anos, cada escola precisa escolher, entre uma lista de obras selecionadas pelo FNDE, os livros que pretende adotar.  O processo é feito pela internet, a partir de uma senha que é enviada a cada unidade de ensino. A escola que não fizesse essa seleção recebia os livros que tinham sido mais pedidos em seu município. De acordo com Torino, cerca de 14% das escolas não escolhiam seus livros.

A expectativa do FNDE é de que todos os municípios interessados irão enviar seus termos de adesão. Por dia, o fundo tem recebido em média 100 pedidos. O apelo é para que as secretarias de Educação fiquem atentas ao prazo. Quem não formalizar o termo de adesão fica sem os livros em 2011.

“A adesão ficará sempre aberta, mas depois do prazo as secretarias só receberão as obras das próximas edições do PNLD [a partir de 2012]. A gente precisa de um prazo para poder fazer o processamento e a aquisição do material. É necessário um tempo para a gente poder fechar quantas escolas, quantos alunos e quantos livros vamos comprar”, afirma Rafael Torino.

SERVIÇO


As informações sobre  as novas regras do PNLD e a lista dos municípios que já formalizaram a adesão estão disponíveis no site do FNDE (www.fnde.gov.br).

2 comentários:

educabio disse...

Me chamou a atenção o título da reportagem, Acaraú pode ficar sem livros didáticos em 2011, caso não assine termo de adesão com MEC, pois ao ler a matéria em nenhum momento comentou-se que somente no Acaraú isso iria acontecer e sim nos municípios brasileiros que não assinarem o termo, isso pode ser Acaraú, Cruz, Fortaleza, São Paulo etc, desde que não assinem o termo, não sei porque essa chamada de atenção diretamente para o Acaraú, pois em nenhum momento é citado na reportagem provas de que o município de Acaraú deixou de assinar o termo ou não vai assinar, isso é má fé com seu município, desculpe mas isso não ajuda em nada divulgar esse município para o Brasil e o mundo que até pouco tempo só se falava de bom, será persseguição com o prefeito. Sugestão de Título. Municípios brasileiros podem ficar sem livros didáticos em 2011, caso não assine termo de adesão com MEC.

erasmoandrade disse...

Olá Educabio, obrigado pela participação neste sincero blog, na chamada de capa desta reportagem em momento algun é sugestionado que o municipio de Acaraú assinou ou deixou de assinar, essa repostagem não é de carater investigativo e sim informativo, se você reler a reportagem vai notar que apenas informa o que aconteceria se o municipio de Acaraú ou qualquer outro municipio deixasse de assinar este documento.Releia e vai notar que em momento algun da reportagem se usa de má fé, como o amigo se referiu, desde já agradeço demais a sua participação.

Grande abraço e fique com Deus!

Erasmo de Andrade