ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

IFET: Campi de Acaraú sera inaugurado somente em 2010




O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo Cefet, está passando por um processo de expansão que pode elevar o número atual de 14 mil matrículas para 21 mil até o fim de 2010. Hoje, o Instituto conta com nove campi em funcionamento. A previsão é que sejam inaugurados mais três até o ano que vem, nos municípios de Acaraú, Canindé e Crateús. Além disso, dez novos campi avançados (estruturas menores, que funcionam como extensão, mas não têm garantia de custeio pelo Governo Federal) serão inaugurados até o ano que vem. Cinco deles receberão recursos do Ministério da Educação (MEC) e serão inaugurados dia 15.

A informação foi confirmada ontem, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, que teve início no dia 23 e segue até o dia 27. "Os campi avançado não têm garantia de custeio pelo Governo Federal. O Instituto é que precisa trabalhar para garantir o seu funcionamento, negociando parcerias público-privadas, mas cinco campi avançados do Ceará serão -abençoados-, ou seja, custeados pelo Governo Federal", comemora o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes, que está em Brasília.

Isso significa que o Ministério da Educação vai assumir o quadro mínimo de professores, servidores técnicos-administrativos, gratificações de funções de gerenciamento e custeio. É o caso dos IFCEs dos municípios de Baturité, Aracati, Tianguá, Jaguaribe e Tauá. ``São escolas que já estão prontas e não estão funcionando ainda. Mas serão inauguradas no dia 15 de dezembro pelo presidente Lula para começarem a funcionar em 2010``, destacou o secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Estas unidades avançadas funcionam como extensão e têm o objetivo de complementar a cobertura da oferta profissional e tecnológica promovida pelos campi tradicionais. "Há localidades que por serem menores não comportam a unidade da rede federal. E para não deixar essas localidades sem unidades, criamos os avançados. São cursos que correspondem à demanda do Município", informou Pacheco. Os municípios têm autonomia e podem oferecer cursos tecnológicos, de nível superior, e técnicos de nível médio.

Um dos maiores benefícios é permitir que mais estudantes tenham uma unidade próxima de sua casa. As instalações físicas dessas unidades já estão em construção. Além dos que serão custeados pelo Governo Federal, outros cinco campi avançados devem ser inaugurados até o próximo ano nos municípios de Camocim, Caucaia, Morada Nova, Tabuleiro e Ubajara. Para estes, o Instituto buscará parcerias público-privadas.


EMAIS

- O Ceará tem nove campi já instalados e em funcionamento, no modelo tradicional: Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá. Três estão em estágio avançado de construção. Um deles é de Crateús, cuja inauguração está prevista para 15 de dezembro.

- Os campi de Acaraú e Canindé serão inaugurados apenas em 2010.

REDE CERTIFICADA

- Segundo o Ministério da Educação, nos próximos 15 dias, reitores de Institutos Federais de todo o Brasil estarão reunidos para definir a estrutura da Rede Certific em suas instituições.

- No primeiro momento, serão certificados profissionais das áreas de pesca, construção civil, turismo e gastronomia. Como a certificação é uma competência dos Institutos Federais, segundo o MEC, cabe às instituições incorporá-las em suas práticas cotidianas e estabelecer um calendário para a ação. A Rede Certific foi instituída pela Portaria Interministerial nº 1082/2009.

Lucinthya Gomes
Enviada a Brasília
lucinthya@opovo.com.br

Fonte:  Jornal O Povo

Nenhum comentário: