Estive nesse final de semana devido ao dia das mães, andando pela região de Nova Russas e Crateús, em uma de minhas várias conversas que sempre acabavam sobre política e administrações municipais, fui surpreendido em um dado momento por uma comparação inevitável, a da diferença entre Nova Russas, Crateús e Acaraú que neste primeiro ano de suas respectivas administrações municipais faziam seus balancetes políticos. Em certo momento me deparei com um abismo comparativo entre a ação e reação das administrações municipais com relação às necessidades básicas de seus munícipes.
Nova Russas e Crateús estão cheias de problemas, como a maioria dos municípios cearenses, mas sempre com seus cidadões defendendo em debates públicos, suas respectivas necessidades regionais e cobrando aos gestores municipais as soluções de seus problemas mais urgentes, independente de que grupo esteja assumindo o município. Com isso o que se vê são administrações voltadas totalmente para os benefícios do município, ou seja, primeiro vem a condição de vida da população e seus anseios, depois é depois.
Já em Acaraú, no ano de 2009, a administração do prefeito municipal, Pedro do Cleto, junto com seus auxiliares devem ter torcido desesperadamente para que esse ano que passou, chegasse logo ao fim. Em todas as conversas em Acaraú só se falava na falta de projetos da gestão municipal do PT e os carrões que apareceram coincidentemente durante o ano de 2009 e meados de 2010 no nosso tão castigado município. Será que esse ano seremos prestigiados por um Prefeito que vai trabalhar de verdade em prol da população de Acaraú? Será? O fato é que já estamos quase no meio do ano de 2010 e até agora a população sente que a administração que foi eleita sob uma demanda de promessas infinitas e baseadas em mentiras e acusações levianas, transformou o Acaraú, mas foi em um município abandonado, uma nau sem um capitão, perdido nos aspectos das realizações do desenvolvimento econômico e social do município.
Mas na prática, no dia-a-dia, a falta de ações da atual administração municipal do excelentíssimo senhor prefeito municipal, Pedro do Cleto, é uma total e descabida gestão onde o que se mais vê são ... Bom, vocês sabem o que se mais se vê em Acaraú. Se o cidadão mais comum parar um pouco e refletir sobre as realizações do prefeito de Acaraú, não vai encontrar quase nada. As obras atuais que tem no município são do Governo Estadual e Federal ainda solicitadas pela gestão do então prefeito municipal, Manoel Duca da Silveira (O Duquinha), ou seja, nessa administração nada foi realizado em área alguma, ás promessas alardeadas aos quatro cantos do Acaraú em campanha eleitoral, simplesmente foram esquecidas. Se eu não me engano, até com o Lula, nosso prefeito falava diretamente na frente dos eleitores, então onde esta essa influência toda?
Imagine na área da infra-estrutura e obras onde houve recentemente a troca do titular da pasta por motivos que até Deus desconhece. Que ação marcou essa pasta no ano em que passou ou mesmo nesse ano? Pintura de prédios públicos? Percorra as ruas da sede de Acaraú e você vai encontrar o caos, setores do município totalmente abandonados, causando desencantos aos moradores e transeuntes e envergonhando o bom nome do município, tido como uma das cidades com melhor infra-estrutura urbana no estado.
A limpeza e conservação das vias públicas esta sendo uma verdadeira calamidade, sendo marcada pela presença indesejável do mau cheiro, sujeira nas ruas, os responsáveis por esta área se mostram incapazes de tocar com eficiência a limpeza de nosso município, ainda mais com falta de um pagamento digno e melhorias nas condições de trabalho aos nossos garis, onde em uma busca Insaciável por votos, prometeram mundos e fundos enchendo a categoria de promessas, sendo que agora afirmam que não são capazes de honrar com o prometido. Outro fiasco imperdoável.
Na educação e saúde, foram tragédias administrativas durante todo o ano de 2009. São as que mais consomem os recursos públicos, onde houve aumentos de investimentos e nenhum projeto importante para a sociedade foi implementado. Nas escolas e creches do município faltou o básico, o que provocou a exclusão de centenas de alunos, isso sem falar no fiasco do FUNDEB. Com uma saúde quase inexistente, os PSFs de Acaraú com várias equipes sem médicos, estão entregues a própria sorte e o povo tendo de se deslocar de uma localidade para o outra, em busca de atendimento médico. É impressionante a falta de ação, mas foram as a pastas que mais torraram grana na cidade.
Quanto à ação social, foi outra calamidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social se encheu de empregados, gerando um amontoado de servidores sem o que fazer, a espera dos "programas" que supostamente serão desenvolvidos a partir de 2010. Quanto aos servidores efetivos, pergunte a qualquer um. Perseguição, injustiça e salário base inferior aos dos apadrinhados políticos, que nada entendem do serviço.
Mesmo entre os a favor e os contras, todos são unânimes sobre uma coisa, o seu município sempre vai esta a frente de qualquer gestão municipal que venha a estar à frente do município.
Na administração municipal do "Acaraú que o povo quer" onde se realiza uma gestão pífia, desordenada e desastrada, voltada apenas para o atendimento dos interesses pessoais, cujo o apetite é incontrolável. O prefeito "Pedim do Cleto", quando avisado sobre os desmandos de seus comandados, avisa logo ao munícipes não saber de nada e que vai apurar ás denuncias. Os parceiros de pleito eleitoral se contentaram com as centenas de cargos em comissão criados no município. Em uma série de abonos empregatícios, entregues a parentes e aderentes de políticos que apoiaram a atual gestão. o Acaraú vem convalescendo a míngua nas suas secretarias, sem função, vários cargos foram criados para abrigar grupos políticos e seus familiares na esperança de compensar o investimento. Será que nesse atual momento tenebroso Acarauense, existe uma luz no final do túnel? Com a palavra o povo de Acaraú!
Nenhum comentário:
Postar um comentário