ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

BAIXO ACARAÚ: Perímetro irrigado é tema de encontro


Acaraú. A situação do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú será o primeiro tema a ser discutido hoje, a partir das 9 horas, durante a reunião itinerante no Município de Marco, distante 234Km da Capital. O encontro contará com a palestra do gerente executivo do Perímetro, Rogério Paganelli Junqueira. Além do encontro, Junqueira vai coordenar uma visita pelo projeto. Mais duas palestras farão parte da programação do encontro.

A inserção do Baixo Acaraú no mercado nacional e internacional de frutas será o segundo tema, comandado pelo produtor rural local, Edimar Mesquita Oliveira. Em seguida, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira, vai falar sobre as novas alternativas para o Baixo Acaraú, com relação à produção intensiva de leite na região.

Este tema será importante principalmente por se tratar de um assunto relacionado à Associação dos Produtores de Leite do Ceará (Aprolece).

O Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), é o único fórum de debates ainda em funcionamento no Estado do Ceará, oriundo do Pacto de Cooperação do Ceará. O fórum serve para ampliar os debates sobre as situações dos perímetros irrigados, além de dificuldades e soluções para a agricultura no Estado.

Durante o evento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Ceará (Senar-AR/CE), José Ramos Torres de Melo Filho vai analisar a abertura dos perímetros irrigados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) como um meio para incentivar a produção leiteira no Ceará.

"Este incentivo beneficiará a atividade mais tradicional do Estado", afirma. Em seguida, Torres de Melo fará a entrega de certificados do Programa Empreendedor Rural (PER) do Senar. O referido programa contou com a parceria do Sebrae e de prefeituras municipais.

Mais de 1.200 participantes receberam a capacitação do PER, com um total de 136 horas/aula, durante quatro meses e 15 dias de curso.

Nenhum comentário: