ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ACARAÚ: Sindicato dos servidores municipais irá pressionar Pedro do Cleto

E a pressão deve aumentar pelos lados da prefeitura municipal de Acaraú, pelo menos é o que pretende o pessoal do sindicato do servidores municipais, o SINDSEP-ACARAÚ. É que o mesmo tentará mostrar força no dia 02 de Fevereiro, próxima quinta-feira, reunindo a categoria em frente a "PMA" para pressionar o Alcaide Maior, excelentíssimo senhor prefeito municipal, Pedro do Cleto,  a conceder a sua benção em relação as reivindicações salariais de 2012, confira a nota do sindicato divulgada em seu blog:

O SINDSEP-ACARAÚ convida a todos os servidores a se fazerem presentes, a partir das 10:00h, do dia 02 DE FEVEREIRO,   em frente à PREFEITURA MUNICIPAL para que, tão logo termine a reunião, possamos, com orientações do nosso advogado, DR. VALDECY ALVES,  tomar as decisões pertinentes as nossas reivindicações postadas na PAUTA SALARIAL 2012.

Vale lembrar e destacar alguns tópicos da pauta de reivindicações, tais como:
  • Reajuste a todos os servidores que fizeram o concurso ganhando acima de um salário mínimo;
  • Pagamento imediato aos professores com salários reajustados de acordo com o piso do magistério;
  • Carga horária reduzida em 1/3 para todos os professores;
  • Gratificação de 20% para auxiliares de secretaria e auxiliares de serviços gerais lotados na Secretaria de Educação;
  • Implantação do Plano de Carreira para os profissionais da SAÚDE e Técnico-Administrativo da Administração Municipal;
  • Ajuda deslocamento para todos os servidores que se deslocam acima de 5km de sua residência ao local de trabalho;
  • Ajuda alimentação para todos os servidores que se deslocam acima de 5km e têm que permanecerem no local de trabalho para atendimento aos dois turnos;
  • Licença maternidade para 180 dias;
  • Mudança de categoria "B" para "D" dos motoristas  com habilitação na categoria "D";
  • Ampliação definitiva de carga horária para os servidores concursados com 100h.
Também serão discutidas algumas pendências, entre elas:
  • Retroativo da gratificação de função dos auxiliares de enfermagem;
  • Implantação do adicional de periculosidade dos vigias;
  • Restante das horas extras dos professores.
  • Apresentação do Laudo de Insalubridade dos profissionais da Saúde.
É hora de mostramos a força do TRABALHADOR MUNICIPAL DE ACARAÚ. TRABALHADORES UNIDOS, DIREITOS CONQUISTADOS.

PESQUISA: Menos de 10% dos usuários aprovam a ‘Timeline’ do Facebook, diz estudo



Uma pesquisa que entrevistou 4 mil usuários do Facebook mostrou que apenas 8% deles aprovam a Timeline, o novo perfil do Facebook que organiza os posts do usuário em uma espécie de linha do tempo. O estudo foi divulgado pelo “Daily Telegraph”.
Outros 51% disseram que estavam “preocupados” com o que o novo pode trazer e 8% afirmaram que iriam acabar se acostumando à Timeline.
O Facebook anunciou na ontem, terça-feira (24), que vai implementar a Timeline para todos perfis da rede social nas próximas semanas. O recurso estava disponível mundialmente desde 15 de dezembro de 2011, mas agora será obrigatório. Por enquanto, só não valerá para as páginas corporativas - como de empresas e produtos, que são apresentadas como um mural.
O usuário que ainda não aderiu à Timeline receberá um aviso nesse período e deverá implementar a novidade. Segundo o Facebook no Brasil, a mudança será feita aos poucos.
Ao alterar o perfil para exibir a Timeline, o usuário passará por um período de adaptação de 7 dias, em que somente ele verá o novo visual da página. Durante esse tempo, ele poderá decidir o que quer que as pessoas vejam e adicionar novas informações.
Fonte: Portal G1

ACARAÚ Escola profissionalizante realiza semana pedagógica




A EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa de Acaraú esta realizando no período de 30.01 à 03.02.2012, a sua Semana Pedagógica,  que tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e mudança de postura no fazer pedagógico da escola, com base no estudo da TESE, suas premissas e experiências vivenciadas, tendo como ponto de partida o estudo e elaboração dos documentos que nortearão o ensinar e o aprender no ano de 2012, pautado nos resultados de 2011.

Informamos que  as aulas  se iniciarão na EEEP Marta Giffoni  no próximo dia 06 de fevereiro.

AUTOMOTIVO: Fiat prepara novo Siena para a estreia






Era para o Fiat Siena ter sido lançado logo após o Palio, ainda no final do ano passado. Mas agora, finalmente, a data de estreia está marcada: o modelo chega às lojas em março. Porém, você não precisa esperar até lá para conhecê-lo. AE teve acesso a imagens em 3D da versão final do sedã, o que permitiu ao nosso ilustrador Renato Aspromonte produzir as fiéis projeções que ilustram esta reportagem. 


Quem espera um simples sedã do Palio vai se surpreender. A exceção é o painel, que é quase o mesmo (exceto pelas saídas de ar, que são circulares no Palio e quadradas no Siena). O três volumes terá maior distância entre-eixos para garantir espaço extra no banco de trás. Segundo informantes, o porta-malas vai crescer um pouco, mas não chegará ao tamanho do compartimento do Chevrolet Cobalt, o rival a ser batido nesse quesito.




Por fora, apenas as portas dianteiras serão comuns ao Palio. Faróis, capô e grade têm formato inédito, enquanto a porta traseira lembra a do Linea, com direito a janelas espia nas colunas. A traseira manterá as lanternas horizontais, mas terá um conjunto bem mais estiloso que o atual. Já a parte mecânica será comum ao hatch, à exceção do motor 1.0. Como o Siena cresceu, não haverá versão “mil”. 


O modelo de entrada será o atual EL 1.0, com a carroceria antiga, embora com leves retoques visuais. Já a versão Fire sai de linha. O novo sedã terá apenas motores 1.4 Evo (88 cv) e 1.6 16V E.torQ (117 cv), o segundo com opção do câmbio automatizado Dualogic. Ao contrário do que parte da imprensa chegou a especular, não haverá versão 1.8 16V. O motivo? Ela fatalmente canibalizaria o Linea



INTERNET: Comercial causa frustração geral sobre o retorno do filme ‘Curtindo a vida adoidado’



E no fim… era apenas um comercial de carro, como muitos já cogitavam na internet. O teaser de 10 segundos da semana passada fez muito sucesso, e eram muitas as teorias dando conta de um retorno de Ferris Bueller, o astro do filme Curtindo a vida adoidado (1986), vivido pelo ator Matthew Broderick.

O comercial, programado para ser transmitido nos disputados intervalos comerciais da final do campeonato de futebol americano, o Super Bowl, no dia 5 de fevereiro, tem direção de Todd Phillips, do recente sucesso da comédia Se beber, não case.

Se muita gente já desconfiava que era um comercial, por que a decepção geral?

O comercial mostrou-se simplório, e não faz jus à memória dos que amam o filme, recupera um personagem histórico para a geração com mais de 30 anos por um motivo torpe e acabou como frustração para os que, realmente, tinham esperança na continuação do clássico dos anos 80. Deu água.

Confira o Filme Curtindo a vida adoidado na qual o comercial se baseou


CELEBRIDADE: Atriz Juliana Paes revela que já traiu



A atriz Juliana Paes revelou que já traiu em uma entrevista recentemente publicada na revista RG;
“Já traí. Não digo isso cheia de orgulho, mas também não tenho vergonha. Traí porque estava infeliz, e aquilo foi uma válvula. Tenho a consciência tranquila, saí de todos os meus relacionamentos só depois de ter esgotado as possibilidades. Quando amo, luto até o fim.”, afirmou.
A bela também comentou a reação do marido, Carlos Eduardo Bastista, com quem é casada há oito anos, ao ver suas cenas nas novelas: “Ele trabalha bem isso, só não gosta de me ver beijando na boca.”
Na mesma entrevista, a morena revelou que foi parar no hospital quando recebeu o convite para ser a Gabriela, de Jorge Amado:
“Havia uma novela da Glória Perez programada quando surgiu o convite. Fui parar no hospital. Tudo fundo emocional. Li nas manchetes que eu era velha para o papel.”, recordou.
A atriz continuou revelando que pela primeira vez levou em consideração a opinião da mídia: “Foi a primeira vez na minha vida que uma opinião da mídia me deixou em dúvida. Quando vi, estava pensando: será que eu já passei da idade?. Amadureci, mas não passei do ponto.”, afirmou.

INSS: Mais de 37 mil aposentados são incluídos na revisão pelo teto



Mais 37.582 aposentados foram incluídos na lista de pagamento da revisão pelo teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre agosto e dezembro de 2011. Esses segurados juntam-se aos 131 mil nomes beneficiados logo quando a revisão foi anunciada, totalizando 168.582 com esse direito.
Para saber se está na lista de pagamento, o aposentado deve consultar o site da Previdência ou ligar para o número 135. O INSS não informou se todos os beneficiados já foram avisados por carta. De acordo com o instituto, o reajuste dos benefícios já foi pago para todos os que foram incluídos na lista.
No caso dos atrasados, que são as diferenças não pagas nos últimos cinco anos, quem tem até R$ 15 mil para receber ganhará o pagamento no dia 31 de maio deste ano, data em que será pago o próximo lote de atrasados.
Quem tinha atrasados de até R$ 6.000 e entrou na lista até o fim de outubro já recebeu naquele mês, com o primeiro lote de atrasados, segundo o INSS.
O instituto ainda analisa o caso de mais 2.788 segurados, que têm nova oportunidade para entrar na lista. Não há prazo para essa análise terminar. Para o INSS, esse deve ser o último lote dos que ainda poderão entrar na listagem.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ACARAÚ: Materiais de construção depositados em calçadas impede o tráfego de pedestres




As calçadas de Acaraú são utilizadas para diversos serviços. Servem como lanchonetes improvisadas, lixões de entulhos, estacionamentos para automóveis, pontos de camelô, oficinas de carros, etc. Basta dar um volta pelas ruas da cidade e constatar isso. 

Ainda há os desrespeitos dos automóveis, calçadas estreitas, esburacadas e sujas que apoiam à deficiência da acessibilidade. Em diversos locais da cidade, as calçadas funcionam para tudo, menos para a mobilidade dos pedestres.

Os diversos moradores que optam por andarem a pé enfrentam desagradáveis situações todos os dias.Acho que o que falta na cidade é uma sensibilidade por parte dos moradores e das empresas que vendem materiais de construção, para que esses materiais sejam armazenado de uma maneira que não afetem locomoção de terceiros, tendo um preocupação maior com o bem comum.



Nas fotos que ilustram a matéria, revelam que além da falta de respeito de morador e empresa resposável pela entrega de materiais para obras, existe a obstrução da calçada que tira a objetividade da mesma que é oferecer acessibilidade aos pedestres, que tem que ir para o meio de umas das ruas mais movimentadas da cidade, correndo o risco de acidentes, ainda é possível visualizar o impedimento da escoação da água, que pode trazer doenças como a dengue, já que iniciou o período de chuva.

O Departamento de Limpeza do município poderia agir junto ao infrator para que o mesmo retire entulhos ou os materiais de construção das vias públicas. Quando não há obediência à notificação preventiva da prefeitura, o caso é encaminhado à Promotoria de Meio Ambiente para as devidas providências.

Na minha opinião deve haver uma comunhão entre poder público e cidadãos, já que é dever da população cooperar com a Prefeitura na conservação e limpeza da cidade.

Com informações e fotos do companheiro Rodrigo Lopes Otero

TELEVISÃO: Para não quebrar, TV Record aperta os cintos




Apertem os cintos porque o bispo chegou! A volta em definitivo de Edir Macedo ao Brasil já rendeu uma ordem direta que terá reflexos imediatos na programação da Rede Record.

Todos os orçamentos do canal estão sendo revistos. De acordo com um executivo da emissora, “a farra acabou”.

Havia a suspeita de que uma medida deste porte seria tomada e ela acabou se confirmando. Isso significa, agora, um controle rigoroso sobre os novos investimentos em programas de entretenimento, jornalísticos, novelas e aquisição de eventos.

O comentário interno é que a Record gastou muito para se aproximar da líder da Globo, mas gastou errado. Como se não bastasse, o SBT, que parecia um inimigo batido, voltou a incomodar e até ameçar a sua vice-liderança conquistada.

Mudanças são aguardadas para breve. Esse controle de gastos, aliás, não é uma exclusividade da Record. Entre as grandes TVs, a Rede Bandeirantes também adotou medidas bem parecidas.

IFCE: Mais de 2.400 docentes escritos no concurso




O Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou ontem, domingo (29), a primeira fase do concurso público para professores efetivos de 18 unidades da instituição espalhadas pelo interior do Estado. Ao todo, foram 2433 inscritos para as 95 vagas ofertadas.

         Nesse primeiro momento, serão aplicadas as provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, as próximas etapas contemplarão as provas de desempenho didático e as provas de títulos.

Os campi que tiveram vagas ofertadas no concurso são os de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Ubajara.

Os candidatos podem conferir as inscrições deferidas, o local das provas e o material autorizado para uso (de acordo com a área de estudo escolhida) na página do sistema Q-seleção, no portal do IFCE, pelo endereço www.ifce.edu.br.

Serviço: 
Aplicação das provas escritas do concurso de professor efetivo do IFCE
Data: domingo (29/1/2012)
Horário: 9h às 13 horas (horário de Fortaleza)
Imagem: Provas escritas têm caráter eliminatório e classificatório

POLÍCIA: Empresário tenta matar juiz por ter posto sequestrador dos filhos em liberdade



Um empresário foi preso, na noite desta quinta-feira (27) em Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, acusado de tentar matar o juiz Magno Rocha Thé Mota. Segundo a polícia, Aldir Furtado Lopes tentou assassinar o magistrado, pois ele teria liberado um dos acusados de sequestrar os filhos do empresário no final do mês de dezembro.
Inconformado com a decisão judicial, Aldir foi até o fórum da cidade com uma pistola e disparou contra os servidores do local. O acusado só parou de atirar quando soube que o juiz responsável pela liberação de um dos sequestradores não estava no fórum. O empresário fugiu em um carro. Houve perseguição, troca de tiros e ele foi preso em flagrante com uma espingarda e 12 cartuchos deflagrados.
O sequestro
De acordo com a polícia, Aldir teve a casa invadida no dia 28 de dezembro de 2011. Os acusados, Elias Balbino e Raimundo Firmino Neto, roubaram joias, aparelhos eletrônicos, um carro e fizeram cinco pessoas reféns -, três filhos do empresário, um adolescente de 16 anos, a empregada doméstica e uma amiga da família .
Após duas horas fazendo os jovens de reféns, os sequestradores soltaram-nos na cidade de Hidrolândia, a 251km de Fortaleza. Uma semana após o crime, a polícia conseguiu prender os sequestradores. Eles foram levados para a cadeia do município. Na última quarta-feira (25), o juiz teria assinado a liberdade provisória do acusado Elias Balbino.

ACARAÚ: 3ª CREDE promove palestra com professores, coordenadores e diretores das Escolas Públicas Estaduais



A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), de Acaraú, promoveu no último dia 27 de Janeiro de 2012, uma palestra com o tema: A Centralidade do Professor na Escola Contemporânea, encerrando os trabalhos desenvolvidos pela CREDE nas Semanas Pedagógicas realizadas nas Escolas.

O doutorando Joan Edesson de Oliveira foi o palestrante convidado para este momento, que teve como fundamento principal os seguintes tópicos:

Escola existe para garantir a aprendizagem dos alunos e esse é o seu foco.
- O professor é fundamental para que a escola cumpra o seu papel e esteja voltada para o foco. 

Estiveram presentes aproximadamente 100 convidados: professores, coordenadores escolares, diretores e técnicos da CREDE de Acaraú.

SUSTO: Dançarina de Aviões desmaia após o show no Festival de Verão de Salvador



Uma dançarina da banda Aviões do Forró desmaiou após o show da banda no Festival de Verão de Salvador. Raysa Teixeira, 20 anos, passou mal durante a apresentação e na saída do palco desmaiou. Ela saiu da apresentação desacordada e carregada pelos seguranças do grupo.
De acordo com o produtor-executivo da banda, Savyo Maia, o motivo do desmaio foi uma hipoglicemia (falta de glicose no sangue). "A rotina da gente vem muito puxada, talvez ela nem tem se alimentado direito hoje (sábado). Vez por outra uma de nossas dançarinas passa mal", contou.
Raysa ficou cerca de 20 minutos desacordada, enquanto era atendida por uma equipe médica no camarim da banda. Ainda sem apresentar reações, a dançarina foi levada para uma ambulância. Segundo Savyo, durante o atendimento na ambulância, a dançarina acordou. "Ela já acordou. E eu diria que até demais. Agora vai ser atendida na própria ambulância e não será mais levada para um hospital", disse. 

O fato chamou a atenção das pessoas que estavam nos bastidores, pois as dançarinas da banda são motivo de atração para o show de Aviões. Durante a apresentação do grupo, que foi a terceira a subir ao palco no último dia do Festival de Verão, o comentário do público masculino era a bela forma física das garotas. 

Após o susto, o restante dos integrantes da banda, que estavam super tensos, seguiram para cumprir a agenda. E Raysa ficou em Salvador, onde passará por exames.

Fonte: Portal UOL

ACARAÚ: Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial




A Câmara Municipal de Vereadores de Acaraú  aprovou o projeto de reajuste salarial dos servidores municipal. O Sindicato dos servidores publicou em seu blog uma nota sobre o ocorrido, confira:



Quando tivemos conhecimento do projeto  de reajuste salarial enviado à Câmara Municipal, dia 20 janeiro,  o SINDICATO  procurou  imediatamente a Presidência  da referida casa, questionando a falta de critérios  e o grande prejuízo que causaria na vida financeira dos SERVIDORES. 

O Presidente, Sr. Paulo Andrade, reconheceu e abriu  espaço para que representantes do SINDICATO participasse da reunião, quarta-feira (25/01) com a comissão que analisaria o projeto. Infelizmente, a reunião da comissão não  aconteceu por falta  da maioria dos vereadores, mas mesmo assim, dia 27 /01,  o projeto   foi colocado em votação sendo aprovado, com alguns vereadores fazendo restrições para serem discutidas na reunião agendada entre Prefeitura e Sindicato, dia 02 de fevereiro.

Para conhecimento de todos, apresentamos a seguir uma planilha justificando nossas reivindicações  para toda comunidade acarauense e, principalmente, para que os servidores, que muitas vezes são esquecidos pelo poder político de Acaraú, mas não pelo SINDSEP-ACARAÚ, vejam o tamanho do prejuízo na sua estrutura financeira.

CARGO
Salário do concurso em 2005
Salário do concurso em 2007
Salário reajustado em 2012
Total do reajuste durante o período (%)
AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO
470,00
-
850,00
80,85
AGENTE DE ENDEMIAS
400,00
-
622,00
55,50
ALMOXARIFE
350,00
-
622,00
77,71
ATENDENTE DE FARMÁCIA
350,00
-
622,00
77,71
AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO
350,00
-
622,00
77,71
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
400,00
-
720,00
80
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
-
600,00
720,00
20
AUXILIAR DE JARDINAGEM
-
380,00
622,00
63,68
AUXILIAR DE LABORATÓRIO
400,00
-
622,00
55,50
AUXILIAR DE ODONTOLOGIA
350,00
-
622,00
77,71
AUXILIAR DE SECRETÁRIA
300,00
-
622,00
107,33
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
300,00
-
622,00
107,33
BOMBEIRO HIDRÁULICO
500,00
-
670,00
34
CARPINTEIRO
500,00
-
670,00
34
ELETRICISTA
500,00
-
670,00
34
FISCAL AMBIENTAL
350,00
-
720,00
105,71
FISCAL DE TRIBUTOS
350,00
-
720,00
105,71
MOTORISTA “B”
400,00
-
622,00
55,50
MOTORISTA “D”
-
600,00
750,00
25
PEDREIRO
500,00
-
670,00
34
PINTOR
400,00
-
670,00
67,05
SERVENTE DE PEDREIRO
300,00
-
622,00
107,33
TELEFONISTA
350,00
-
622,00
77,71
VIGIA
300,00
-
622,00
107,33































          *Salário  reajustado para 2012 - Projeto enviado pelo Prefeito e aprovado pela Cãmara dos Vereadores
Foi apresentado também, planilha proposta pelo SINDICATO  com os salários corrigidos,   de acordo com o índice de reajuste do salário mínimo, desde da data do concurso  até o ano virgente e observem o tamanho da injustiça social cometida com a grande maioria dos servidores elencados no projeto do reajuste aprovado, ontem, dia 27/01,  na sessão da Câmara dos Vereadores  de Acaraú.     

CARGO
Salário 2012
AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO
                    974,00 
AGENTE DE ENDEMIAS
829,00
ALMOXARIFE
725,00
ATENDENTE DE FARMÁCIA
725,00
AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO
725,00
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
981,00
AUXILIAR DE LABORATÓRIO
829,00
AUXILIAR DE ODONTOLOGIA
725,00
BOMBEIRO HIDRÁULICO
1.036,00
CARPINTEIRO
1.036,00
ELETRICISTA
1.036,00
FISCAL AMBIENTAL
725,00
FISCAL DE TRIBUTOS
725,00
MOTORISTA “B”
829,00
MOTORISTA “D”
981,00
PEDREIRO
1.036,00
PINTOR
829,00
TELEFONISTA
725,00



             * Salário  2012- Projeção feita pelo  Sindicato tomando por base os índices de reajuste do salário mínimo durante o período de 2005 a 2011.
As categorias prejudicadas no projeto e aquelas que não foram contempladas, pois sempre   são "punidas" por ganharem além do salário mínimo, receberão atenção especial deste SINDICATO,  na reunião  AGENDADA QUINTA-FEIRA, DIA 02 DE FEVEREIRO.