ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TRAGÉDIA CE-178: Motorista do ônibus acidentado teria confidenciado como ocorreu o acidente a amigos



Segundo fontes em Acaraú, o motorista que conduzia o micro ônibus que acidentou-se na CE-178 na última segunda-feira (29), matando 2 pessoas e ferindo várias outras, Francisco Manfredo de Lima, 40 anos,  teria confidenciado o ocorrido a amigos.

Segundo informações, Francisco Manfredo estaria trabalhando desde as 06:00 da manhã da segunda-feira(29) e já tinha encerrado o expediente, quando uma pessoa da P.M.A. mandou ele ir "Rapidinho" deixar os estudantes em Sobral, pois os mesmos já estavam atrasados para a aula.

Nessa mesma conversa, Manfredo teria detalhado os momentos que antecederam o acidente explicando que quando sinalizou para realizar a tentativa de ultrapassagem, o mesmo encontrava-se em uma reta, mas que devido ao motorista do caminhão baú ter acelerado com o intuito de evitar ser ultrapassado acabou por entrar em uma curva na via contrária, mas foi neste momento que ao invés de diminuir a velocidade e recuar, ele optou por acelerar achando que daria tempo para não perder a ultrapassagem.

Foi então que ele viu a moto vindo de encontro e na tentativa de evitar o acidente ele veio a se aproximar o mais próximo possivel do caminhão baú, com o intuito de fazer com que a moto fosse para o acostamento evitando assim o acidente fatal. O problema é que o motorista do caminhão se apavorou e com a proximidade do ônibus encostou o pneu um no outro fazendo assim com que ocorresse o fatídico acidente.

Pessoas próximas ao Francisco Manfredo relatam que o motorista encontra-se traumatizado, muito abalado emocionalmente com o ocorrido e que o mesmo deve apresenta-se a polícia nas próximas horas, para prestar todos os esclarecimentos.

DO BLOG

O Blog "Acaraú, Vivendo & Sempre Aprendendo!" procurou Francisco Manfredo para confirmar o teor deste relato, mas infelizmente até o momento o mesmo não foi encontrado, portanto o conteúdo desta matéria trata-se apenas conjecturas, até que Francisco Manfredo de Lima venha a público relatar sua versão dos fatos.

IFCE: Novos servidores assumem no campus de Acaraú


O campus de Acaraú do IFCE incorporará ao seu quadro efetivo de pessoal novos servidores docentes e técnico-administrativos aprovados em concurso público. A solenidade de posse acontece nos dias 1º e 16 de setembro no campus de Fortaleza. 

Assinará Termo de Posse o professor da área de Ciência Pesqueira, Emanuel Soares dos Santos, o professor da área de Química, Clerton Linhares Gomes, os assistentes em administração: Antônio Odílio Costa da Silva, Cleiton Costa da Silva, José Patriarca Brandão Sousa, Beatriz Júlia Isabel Alvarez, Carlos André da Silva Costa, Ricardo José Ferry Sampaio. 

Com os novos profissionais, o campus de Acaraú do IFCE passa a contar com 32 professores e 25 técnicos administrativos.0

TRAGÉDIA CE-178: Universitária Acarauense morta em acidente é seputada




O sepultamento da estudante Maria Vanessa Gomes aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, na cidade de Itarema. Familiares e amigos estiveram presentes, dois ônibus que levam os estudantes diariamente para Sobral foi disponibilizado pelo proprietario e conduziu dezenas de amigos ao sepultamento.

Seis pessoas procedentes do acidente do ônibus universitários permanecem internadas na Santa Casa de Sobral. De acordo com a assessoria, um dos pacientes que mais necessita de atenção é Clóvis Ribeiro, que foi submetido na tarde de terça-feira, 30, a cirurgia devido às fraturas nos braços e pernas. A assessoria de comunicação do hospital não forneceu os nomes das demais vítimas, entretanto, informou apenas que elas permanecem em observação, porém não correm risco de morte.

TRAGÉDIA: Faculdade particular de sobral emite nota de pesar devido ao acidente com os estudantes Acarauenses



A Direção-Geral da Faculdade particular de Sobral, Luciano Feijão vem, através da presente nota, expressar o mais sincero sentimento de pesar por ocasião do trágico acidente ocorrido na noite dessa segunda-feira(29), com o ônibus que transportava estudantes oriundos do município de Acaraú.

Solidarizamo-nos com familiares, amigos e toda comunidade acadêmica por este delicado momento e rogamos ao nosso Pai Superior para o alívio e conforto de todos.


TRAGÉDIA: Acidente com universitários de Acaraú foi um dos assuntos mais comentado na internet ontem





O desastre do ônibus escolar com os universitários de Acaraú e um caminhão que ocorreu na estrada que liga Sobral a Santana do Acaraú foi um dos assuntos mais lidos e comentados na internet, internautas lamentaram o acidente e comentaram que é muito comum motoristas de ônibus arriscarem as vidas de seus passageiros em ultrapassagens perigosas es cobraram ações para evitar este tipo de desastre.

Com informações do Jornal Diário do Nordeste

AL-CE: Deputado pede um minuto de silêncio devido morte de estudantes Acarauenses


Na abertura dos trabalhos legislativos de ontem no plenário 13 de maio, o deputado Professor Teodoro (PSDB) solicitou ao Plenário um minuto de silêncio pela morte de duas estudantes de Acaraú que estudavam da Universidade do Vale do Acaraú nesta segunda-feira. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um ônibus que transportava 40 alunos e um caminhão baú na CE-178, estrada que liga Santana do Acaraú a Sobral.


Diante do fato, o parlamentar chamou atenção para a necessidade de melhorar as condições de condução coletiva destes alunos e das estradas da região.

TRAGÉDIA: Familiares e amigos dão o ultimo adeus às duas vitimas fatais do acidente com universitarios acarauenses



A jovem universitária Silvana Pereiro Rufino, uma das vitimas fatais do acidente que envolveu o ônibus de levava universitários para a Universidade Vale do Acaraú - UVA em Sobral foi sepultada na tarde desta terça-feira(30) no cemitério do distrito de Juritianha. Uma multidão, entre familiares e amigos, estiveram dando o último adeus à jovem que cursava filosofia.

A outra vitima fatal, Maria Vanessa Gomes, que cursava letras pela UVA está sendo velada em sua residência no bairro de Saguim em Acaraú. Segundo informações, o sepultamento ocorrerá na manhã de hoje, quarta-feira(31), na cidade de Itarema.

POLITICA: Deputados marcam data de votação da Emenda 29 que aumenta o repasse para a Saúde



O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), manteve para o dia 28 de setembro a data para votação, no plenário da Casa, do último destaque, que falta ser votado, do projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29, que prevê o repasse de mais recursos para a saúde. Maia já havia feito a promessa e hoje, na reunião de líderes, confirmou que a matéria será posta em votação naquela data.
Os líderes da oposição comemoram a decisão de Maia, já que a marcação da votação era uma reivindicação dos partidos de oposição. Os líderes governistas também se manifestaram favoráveis à conclusão da votação do último destaque, que aguarda deliberação desde 2008.
O dispositivo a ser votado retira a base de cálculo da Contribuição Social para a Saúde (CSS). A CSS foi aprovada, mas se o destaque da oposição for aprovado, a contribuição seria criada sem uma base de cálculo e, com isso, não poderia ser cobrada.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que não há acordo para a votação sem uma articulação com os governadores e sem ter uma fonte de financiamento para a saúde. De acordo com o líder, o projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29 tem problemas que podem significar menos dinheiro para a saúde.
Segundo Vaccarezza, a União e os municípios estão gastando mais dinheiro com a saúde do que prevê a Emenda 29. “Muitos governadores estão dizendo que gastam mais com a saúde do que exige a Constituição, mas muitos dos estados estão maquiando a execução orçamentária e uma série de gastos que não são da saúde entram como gastos da saúde”.
Diante da decisão de Maia, Vaccarezza pediu a ele que chamasse os governadores para uma reunião na próxima semana para uma ampla discussão sobre a regulamentação da Emenda 29. Segundo o líder, o governo entende que para dar saúde adequada e universal a todos é preciso de um financiamento especial para o setor, que precisaria de mais de R$ 30 bilhões anuais.
Vaccarezza disse que há várias propostas de novas fontes de recursos para a saúde, entre elas estão a legalização dos jogos com recursos para a saúde, o aumento do seguro obrigatório para automóveis (DPVAT) para os carros mais caros e o aumento da alíquota para a saúde.

TRAGÉDIA: Motoqueiro envolvido em acidente com estudantes acarauenses é funcionário do SAMU




Socorrista dos mais experiente do quadro de funcionários do SAMU, o senhor Francisco Robson Carneiro, foi uma das vítimas no acidente, na CE 178, entre Santana do Acaraú e Sobral. Na noite de segunda (29) após sair de um treinamento na sede do SAMU e se dirigir a Santana do Acaraú (Zona Norte) onde o cidadão é funcionário concursado da secretaria de saúde.

O funcionário da saúde foi surpreendido por um ônibus, onde o mesmo teve que sair para o acostamento para evitar o pior. Neste momento um dos heróis anônimos do SAMU de Sobral se encontra na sala de recuperação após uma intervenção cirúrgica, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 

Os amigos do SAMU e de Santana o Acaraú, desejam o seu mais breve restabelecimento e retorno as atividades do socorrista. 


 Fonte: Blog Sobral de Prima

ACARAÚ: PMA deve acabar com lixão até 2014, orienta presidente da Conpam



As prefeituras devem fechar seus lixões até 2014 e investirem na instalação de aterros sanitários para a entrada de resíduos sólidos que não possuem utilidade pública. Antes disso, em 2012, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos precisa ser aprovado. As orientações dadas pelo Conselho de Polícias e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), ontem, terça-feira (30), fazem parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
Na reunião, o presidente Paulo Henrique Lustosa ressaltou que “cada prefeitura tem que procurar escolher a solução que beneficie o maior número de pessoas em seu município” e que a A3P não pode ser vista de uma forma isolada, já que conta com a política de resíduos sólidos. Agora, segundo ele, o lixo virou negócio.

TRAGÉDIA: EEM Liceu de Acaraú declara luto por mortes de ex-alunas

  
A  EEM Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes encontra-se de luto pela morte de suas duas ex-alunas Maria Vanessa Gomes Pereira e Silvana Ribeiro Rufino.

Estendemos votos de solidariedade a todas as famílias das vítimas deste trágico acidente.


TRAGÉDIA: Motorista de ônibus ainda não se apresentou após acidente com 2 mortes no Ceará



O motorista que dirigia o ônibus que foi acidentado e causou duas mortes na noite de segunda-feira (29) não se apresentou à delegacia de polícia de Sobral, zona norte do Ceará. O delegado regional Hebert Ponte e Silva ouviu 11 pessoas envolvidas no acidente e aguarda o depoimento do motorista para completar o inquérito.
O delegado afirma que 48 horas após o acidente, caso o motorista não apareça, ele será considerado foragido. O prazo termina por volta das 18h30 de quarta-feira (31).
Segundo Hebert Ponte, as testemunhas que prestaram depoimento afirmaram que o motorista “sumiu do nada, sem ninguém perceber”. “No meio da gritaria, do aperreio, ninguém presta atenção e de repente o motorista não estava mais lá”, teriam dito as testemunhas.
Ainda de acordo com o delegado Hebert Ponte, baseado em depoimentos de pessoas que sofreram acidente, o motorista tentou ultrapassar uma motocicleta em um ponto CE 178 onde a ultrapassagem era proibida. O motorista teria tentado se desviar da moto e acabou colidindo na lateral de um caminhão e foi tombado.
Duas estudantes universitárias morreram na hora, outras 30 ficaram feridas e foram transferidas para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral; 24 já tiveram alta e outras seis estão em observação. O ônibus transportava 42 estudantes e fazia rota diária entre Acaraú e Sobral, onde tinham aulas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Fonte: Portal G1

IFCE: Campus de Acaraú divulga lista de selecionados para Curso de Extensão



O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou a lista de pessoas selecionadas para o curso de extensão em Planejamento e Desenvolvimento Empresarial. No total, 35 pessoas estão aptas a fazer o curso, previsto para iniciar na primeira quinzena de setembro. 

O curso, de 160 horas/aula, dividido em seis meses, capacita para o planejamento, gestão e desenvolvimento de negócios. O curso será ministrado pela professora Rachel Serra, do campus de Acaraú do IFCE, que possui mestrado em Administração de Empresas pela UFC. 

A capacitação é gratuita e as aulas ocorrem nas noites das quartas e quintas-feiras no prédio do campus, situado vizinho ao Fórum, no bairro Mons. Edson Magalhães. Ao final do curso, o aluno recebe certificado de extensão emitido pelo campus de Acaraú. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682

Confira a relação dos selecionados:


Aline Silva Oliveira
Antonio Valciane do Nascimento Maciel
Aristides de Sousa Lima
Daniele Vasconcelos de Lima
Edvaldo Gonçalves Vasconcelos
Elieide Maria de Sousa
Erisson Dolfe Vasconcelos Lima
Fátima Janiele de Sousa Alves
Felipe Mágno Muniz Monte
Fernando Alan Andrade
Fernando Gomes do Carmo
Francisca Régia Alves
Francisco Edson do Nascimento
Francisco Magno da Silveira Serpa
Francisco Renato Vaz
Francisco Robson Araújo
Geovani Oliveira
Gerciane de Freitas da Silva
Guiomar Muniz Ribeiro
Iolita Nascimento de Oliveira
José Gildenes Teixeira
Kelly Keciane de Sousa Silva
Leiliane Rodrigues dos Santos
Luis Gilson Gomes Dias
Marcos Esequiel Ferreira
Maria de Fátima Freitas Silveira
Maria Eliete Ribeiro da Silva
Maria Lucilene Queiroz da Silva
Mixerline de Fátima Oliveira
Názia Maria Fernandes Lima
Raquel Araujo Rocha
Raquel Matias da Silva Barbosa
Roberto Junior da Silva Campos
Sérgio Henrique Félix de Lima
Silvia Helena do Nascimento


SAÚDE: Dentista perde 30kg sem cirurgia e vai do manequim 52 para o 38



Há 4 anos, o maior sonho de Simone Cristine Souza podia ser expresso por apenas um número: 38.
Esse era o tamanho de calça que ela queria vestir, meta que parecia bem longe do manequim 52 que usava na época.
Assim como grande parte das mulheres, a dentista sempre brigou com a balança, mas não se incomodava em estar acima do peso.
“Eu nunca quis me proibir, então continuava comendo e engordando. Me sentia incomodada em ter de deixar de comer alguma coisa”, relata ela, que afirma nunca ter feito dieta. O sentimento, no entanto, mudou em abril de 2007.
No réveillon de 2006/2007, Simone passou dias procurando uma roupa especial para a ocasião. Era difícil encontrar algo bonito e do seu número. Comprou um vestido dentre as poucas opções que viu. Três meses depois, ao tentar usá-lo novamente, a peça não serviu.
“Nesse momento me bateu o desespero e finalmente criei consciência: precisava emagrecer”, relembra.
Por meio de conhecidos, ficou sabendo das reuniões dos Vigilantes do Peso e a curiosidade a levou ao primeiro encontro. De lá, saiu decidida a batalhar para alcançar sua meta inicial: perder 10kg.
“O que me atraiu é que você não é obrigado a nada e nem é proibido de fazer alguma coisa. Não existe 'pode isso, não pode isso'. Eles mostram o que é bom e o que ruim, te dão ferramentas de autoconhecimento, que te ajudam a chegar onde quer. Mas o caminho é você quem deve seguir.”
O sistema utilizado pelos Vigilantes do Peso é a reunião semanal e uma tabela de pontos. Para cada pessoa há uma pontuação que pode ser consumida naquele dia. Como isso será traduzido em refeições é responsabilidade de cada um.
“Se eu quiser comer todos os meus pontos em pizza de quatro queijos no jantar, posso. Mas eles mostram que com essas mesmas calorias eu poderia comer uma infinidades de outras coisas e me sentir mais saciada. Poderia até comer chocolate light, além de uma refeição”, exemplifica.
A característica flexível do programa conquistou Simone, que virou frequentadora assídua, e os temas discutidos ajudaram a transformar sua vida de uma forma global. Os Vigilantes ensinam como comer mais vezes ao dia, como organizar sua cozinha de modo que as tentações não fiquem expostas, como escolher alimentos mais saudáveis, entre outros assuntos sobre reeducação alimentar. Seguindo os conselhos, a dentista conseguiu até emagrecer receitas calóricas como bolos e outros doces.
“Coloco menos açúcar, menos manteiga, prefiro chocolates light”, afirma.
No entanto, a mudança de hábitos foi difícil. Ela diz que não emagreceu à base de frango grelhado e salada, menú que só aprendeu a comer há cerca de um ano.
“Tive muita dificuldade para aprender a comer salada, nunca gostei. Fruta, então, eu só comia em calda. Aos poucos, fui trocando a carne cheia de molho por um bife grelhado, a pizza de quatro queijos pela de escarola e a caixa de bombom por apenas uma unidade”, ensina.
A perda de peso acompanhada pelas substituições trouxe ânimo. Assim como os períodos de estagnação trouxeram desespero. “Acho que foi o pior momento que passei. Você faz tudo certo e não perde um grama. Acho que fiquei uns três meses no tal efeito platô. Achei que não ia emagrecer mais, pensei em desistir, mas segui em frente com a ajuda das reuniões. A troca de informações me ajudou muito nessa fase”, relata.

Devagar e sempre
Para Simone, o principal benefício das reuniões do grupo é a conscientização, a mudança de uma cabeça de gordo para uma cabeça de magro.
“Primeiro é preciso emagrecer a cabeça, entender como o corpo funciona.
Além disso, trabalhar com metas pequenas, etapas, principalmente quem tem que perder muito peso, como era o meu caso. Comecei com 10kg. Alcancei essa meta, resolvi perder mais 10kg e mais 10kg. Até somar, em 20 meses, os 30kg que precisava eliminar.”
Quando os ponteiros da balança alcançaram os 58kg, ela enfrentou o provador. “Entrei em uma loja para comprar uma calça. Pedi o número 40 e ela ficou larga. Pedi o 38 apreensiva e ansiosa. Quando a calça fechou, chorei durante 10 minutos”, relembra. Em 2007, ela pesava 88kg (tem 1,53 de altura). Hoje, esse número varia entre 58 e 61 kg.
Há dois anos Simone mantém o mesmo peso, com essa pouca variação. Ela conta que, para isso, é preciso estar alerta. “Eu sou minha própria vigilante e se derrapar, sei como voltar.”
Fonte: Portal IG

ACARAÚ: Lions Clube homenageia Pe. Eudes pelos seus 12 anos de Ordenação Sacerdotal


O Lions Clube de Acaraú comemorou no ultimo dia 15 de agosto os 12 anos de ordenação sacerdotal de Pe. Eudes Cruz, foi um momento festivo de muita alegria e emoção, com um delicioso café da manhã e varias homenagens, com grande participação dos companheiros e companheiras e leos.
Durante o café foi feito a entrega simbolica de uma placa do Lions Clube de Acaraú ao homenageado pelo socio fundador Carlauto (foto).
 

A noite o Lions Clube de Acaraú, juntos com a sociedade acarauenses e amigos do padre vindos de Jijoca de Jericoacoara, cidade que foi a 1ª Paróquia que ele assumiu, participaram de uma missa.
Após a missa foram realizadas homenagens, em seguida foi cantado os parabéns com distribuição de bolo para todos que compareceram ao evento.

Pe.Eudes esta serviço à frente da Paróquia de Acaraú há 10 meses, com a ausência do saudoso CL. Mons. Edson Magalhães.

TRAGÉDIA: TV Jangadeiro apresenta dois videos sobre o acidente dos universitários de Acaraú



terça-feira, 30 de agosto de 2011

TRAGÉDIA: Santa Casa de Sobral esta necessitando de doação de sangue para atender as vitimas do acidente com estudantes de Acaraú


A Santa Casa de Misericordia de Sobral está precisando de doação de sangue para atender as vitimas do acidente envolvendo um onibus que levava os universitarios de Acaraú para Sobral. Amigos que moram na cidade e redondezas, se dirijam ao hospital e ajudem! 


E  quem  mora  em  Fortaleza  também  se  sensibilize:  todos  os  dias,  gravíssimos acidentes   acontecem  em   nossa  capital  e  o  Hemoce  sempre  faz  campanha  para coletar sangue. Às famílias das vítimas, meus pêsames e nossas orações!

TRAGÉDIA: Quadro dos estudantes de Acaraú feridos em acidente, é estável










Seis pessoas feridas  em    acidente  entre  ônibus  e  caminhão na noite de segunda-feira (29) permanecem  em   observação  na  Santa  Casa  de  Misericórdia  de Sobral, Região Norte do Ceará.  De  acordo  com o  hospital, o  quadro  clínico  delas é estável. O acidente deixou duas vítimas e 30 feridos na rodovia estadual CE-178 entre o município de Sobral e Santana do Acaraú.

De acordo com a unidade de emergência da Santa Casa, os seis pacientes devem passar por uma reavaliação durante a manhã desta terça-feira (30). Ainda segundo a unidade, das 30 pessoas que deram entrada no hospital, 24 receberam alta e devem retornar à unidade apenas para acompanhamento médico.
Acidente

Segundo Carlos Lucas da Silva, 19 anos, que saiu ileso do acidente, o fato ocorreu por volta de 18h30, quando o ônibus tentou ultrapassar uma moto, mas colidiu com um caminhão e depois virou.
O veículo fazia um trajeto diário de duas horas transportando estudantes do município de Acaraú para Sobral, onde tinham aulas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Segundo a polícia, o ônibus transportava 42 estudantes universitários.
Bombeiro (macacão cinza) entra embaixo do ônibus para retirar vítimas presas nas ferragens. (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)





























Fonte: Portal G1