ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ACARAÚ: 3° Edição do Festival Internacional do Camarão já tem data confirmada


A terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, na fazenda Cacimbas em Acaraú, esta programado para o período de 11 a 13 de novembro vindouro. Organização a cargo da Prática Eventos. Informações ainda não oficiais dão conta de que a cantora Paula Fernandes é uma das atrações deste ano.

TSE: Divulgado calendário para as eleições municípais de 2012


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem, quarta-feira (29), o calendário para as eleições municipais de 2012, aprovado na noite de terça-feira. De acordo com os dados, ficou decidido que o primeiro turno acontece no dia 7 de outubro e o segundo turno, no dia 28 de outubro. Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.

Um ano antes do pleito - ou seja, até 7 de outubro de 2011 - todos os partidos devem ter obtido registro no TSE, mesmo prazo que os candidatos que pretendem concorrer têm para regularizarem a filiação partidária e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

Pesquisa

Os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos a partir do dia 1º de janeiro. Também a partir desta data, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Inscrição eleitoral ou transferência

No dia 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio.

Convenções

As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Registro de candidatos

Já os registros dos candidatos devem ser feitos até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga).

SENADO: CCJ aprova fim de coligações partidárias em eleições proporcionais


Com 14 votos favoráveis e seis contrários, foi aprovada ontem, quarta-feira (29), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), proposta de emenda à Constituição que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais. A matéria será enviada para votação em Plenário. A proposta (PEC 40/2011) foi apresentada pela Comissão da Reforma Política do Senado e recebeu voto favorável do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). De acordo com o texto, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador).

A PEC mantém determinação constitucional que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as coligações em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

A favor da proposta, diversos senadores argumentaram que coligações em eleições proporcionais (vereador e deputado federal, distrital e estadual) têm sido uniões passageiras, visando aumentar o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV de partidos maiores e viabilizar um maior número de cadeiras por partidos menores.

No debate, diversos senadores se posicionaram pelo fim das coligações, como Demóstenes Torres (DEM-GO), Pedro Simon (PMDB-RS), Alvaro Dias (PSDB-PR), e Pedro Taques (PDT-MT), entre outros. Os parlamentares defenderam a redução do número de partidos e o fortalecimento das legendas habilitadas a funcionar no Congresso.

Os integrantes da CCJ rejeitaram emenda apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), abrindo a possibilidade de união de duas ou mais legendas para formar uma federação de partidos. Valadares buscava assegurar mecanismo para que pequenos partidos consigam eleger seus representantes.

Fonte: Portal da Agência Senado

POLÊMICA: Fãs de Luan Santana declaram guerra a Bruno Mazzeo no Twitter



Os fãs de Luan Santana não curtiram isso: após criar polêmica ao escrever no Twitter que o cantor seria a versão vesga do ator Wagner Moura, o humorista Bruno Mazzeo insistiu em tirar sarro do sertanejo sul-mato-grossense durante entrevista no programa de Jô Soares, na noite desta terça-feira (dia 28).

Mazzeo contou a Jô Soares que estava vendo o programa do Faustão e quando o apresentador anunciou Luan Santana, desligou a televisão e postou no Twitter a polêmica comparação com o ator de Tropa de Elite.

 

Em seguida, uma enorme quantidade de fãs deixavam posts contra o humorista no microblog, a maioria contendo xingamentos com erros de português. Mazzeo passou a responder os posts, corrigindo-os.

Ele chegou a comentar: "Estou me divertindo com os comentários. os erros de português é que me incomodam um pouco. Mas aí já não é problema meu. É do país". Debochado, finalizou: "Valeu por tantos coments carinhosos sobre minha ida ao Jô. E valeu, talifãs, por estarem me divertindo na solidão do qto de hotel".

Por conta dos comentários acima, na manhã de ontem, quarta-feira (29), as hashtags #BrunoMazzeo e #OrgulhoLuanS já estavam entre os trending topics mundiais do Twitter.

AL-CE: Deputado Manoel Duca critica a nova lei da prisão preventiva


A lei da prisão preventiva vai mudar na semana que vem. Só vão poder ser presos suspeitos de crimes com penas maiores do que quatro anos. Essa decisão provocou muitas reações. Agora, vai ficar mais difícil decretar a prisão preventiva. A nova lei, que entra em vigor na próxima segunda-feira, estabelece medidas alternativas e novos critérios para esse tipo de detenção. A lei entra em vigor, mas não libera automaticamente quem já está em prisão preventiva.

Em todo o país, de cada 100 detentos, 44 estão em prisão preventiva. São pessoas que ainda não foram condenadas, mas que estão atrás das grades, porque podem atrapalhar o andamento do processo ou porque representam alguma ameaça.

Muitos desses detentos respondem a processos por crimes em que a pena é menor do que quatro anos, como formação de quadrilha ou receptação. Pela lei que entra em vigor semana que vem, só poderão ser presos preventivamente, os suspeitos ou investigados a crimes com pena superior a quatro anos de reclusão.

Para o deputado Manoel Duca, o Código Penal foi alterado e a mudança beneficiará criminosos. Segundo ele, prisões preventivas não podem ser decretadas para quem tiver reclusões menores a quatro anos. “Todo traficante será tratado de forma especial. Desarmam o cidadão e facilitam a vida do ladrão”, considerou.

Em vez de prisão preventiva, o juiz poderá determinar outras medidas, chamadas cautelares, como o uso de tornozeleiras eletrônicas, prisão domiciliar, entre outras. Se não estas derem resultado, o suspeito poderá ir para uma cela preventivamente.

  Com informações do Portal da AL-CE / Blog do Jhônata Adams

AUTOMOTIVO: Automático, Sandero marcha para o conforto com a versão 2012012


Na virada de 2007 para 2008, o Sandero chegou com espaço de médio por preço de compacto, o mesmo tipo de receita oferecida também pelo Logan, sedã que empresta a plataforma ao hatch. Logo no primeiro teste, porém, o Sandero deu sinais sonoros e visuais que precisava evoluir. O modelo fazia barulho interno além do aceitável, e o acabamento deixava a desejar.


O tempo passou e o modelo melhorou. Na linha 2012, as linhas mudaram um pouco. Há quem prefira o antigo, porém as alterações na dianteira e na traseira mostram uma renovação. Por outro lado, a isolação acústica está bem melhor, e agora a Renault passa a oferecer opção de câmbio automático. O Sandero automático tem quatro marchas e custa R$ 43.490. A opção está disponível apenas na versão Privilège, com motor 1.6 16 válvulas (112 cv). Comparado ao Sandero Privilège manual, a diferença é de apenas R$ 3.090. E com a ressalva de que o motor que acompanha a transmissão manual é o 1.6 de oito válvulas (95 cv).


O modelo mostrou boa agilidade no trânsito, e apresentou menos trancos do que a transmissão automática dos conterrâneos Peugeot (207, 307, etc.) e Citroën (C3, C3 Picasso...). Em comum, todas têm quatro marchas. No Sandero, a Renault informa que a caixa vem com nove programas, para se adaptar ao estilo de condução do motorista. Assim, ela pode oferecer desde respostas mais suaves até um estilo mais esportivo.


Tudo isso é feito automaticamente, e o motorista não dispõe de nenhum botão para selecionar entre o modo econômico e esportivo. É possível também mudar as marchas manualmente, com toques na alavanca. O seletor conta com as opções D, N, R e P.
Embora tenha apresentado bom comportamento no uso urbano e rodoviário, o Sandero sofreu na subida íngreme existente no caminho de casa.


Lá, a falta da quinta marcha ficou evidente, porque em segunda a rotação caiu abaixo de 2.000 rpm, fazendo o desempenho diminuir demais. Quando forcei a redução para primeira com o kick down (pé no fundo), o ponteiro do conta-giros subiu para mais de 5 mil giros. Ou seja, nessa situação não há meio termo: ou a rotação sobe demais em primeira ou o desempenho cai demais em segunda. Uma relação mais próxima entre as marchas (solução normalmente trazida pela quinta marcha) talvez resolvesse o problema.


Fora isso, o Sandero mostrou desempenho convincente. A marcha selecionada aparece no display digital no centro do painel. O motorista, aliás, depende dele, porque a guia da alavanca não é iluminada. Instintivamente a gente olha para a alavanca para engatar a marcha, mas à noite a única coisa iluminada ali é o botão de seleção de terreno escorregadio (aquele tradicional símbolo de neve, que serve também para lama ou gramado, por exemplo). Nesse caso, o carro sai em segunda marcha, em rotação mais baixa, para evitar patinagem.


Mesmo tendo evoluído sob alguns aspectos (ruído e acabamento), em algumas coisas o Sandero ainda precisa melhorar. Caso do marcador de combustível: ele continua tão confiável como uma nota de R$ 3,00. Ele informa que o reservatório permanece cheio mesmo depois de o carro rodar quase 200 km, o que é um evidente exagero. Durante o teste, todas as barras continuavam acesas, apesar de o computador de bordo indicar que o veículo já havia gasto 28 litros (ou mais da metade do tanque de 50 litros).


Outra falha está no sistema de ajuste do relógio: é preciso segurar o botão pressionado até que ele passe pelas 24 horas, mesmo que você queira apenas acertar alguns minutos. Por outro lado, o computador de bordo mostrou precisão. Só senti falta de um termômetro para a temperatura externa.


A maior virtude do Sandero – espaço interno – continua intacta. O hatch parece aqueles apartamentos antigos, com pé direito bem alto. Para onde você olhar, sobra espaço. Nenhum outro carro dessa categoria consegue acomodar cinco ocupantes, tamanho G. O Sandero se assemelha a um apartamento antigo também por causa de outro aspecto: várias vezes, ao bater a tampa traseira, a luz de teto despencou, e ficou presa apenas pela fiação.
Continuo achando que no projeto do Sandero a função foi muito mais determinante que a forma. O espaço é nota 10. Já o estilo está bem longe disso. Particularmente, acho o visual lateral muito mal resolvido. Nessa versão automática, a tampa traseira é muito poluída: tem a palavra “Sandero” no centro, “Renault” no lado esquerdo, “automatic” no lado direito e “HiFlex” no vidro. É quase um outdoor ambulante.

O Sandero Privilège vem de série com trio elétrico, ar, direção hidráulica, som com comandos na coluna de direção, etc. Os vidros elétricos não dispõem de um toque nem para o motorista. E a coluna de direção, embora seja regulável, tem ajuste apenas na altura, e não em profundidade. Os únicos opcionais são freios ABS, airbag duplo, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e volante revestido de couro.

TESTE AUTOESPORTE 
0 a 100 km/h 13,5 s
40 a 80 km/h 7,1 s
Consumo urbano 6,3 km/l
Consumo rodoviário 9,1 km/l

ACARAÚ: Prefeitura e CVT formam parceria para oferta de curso a barraqueiros


A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Centro Vocacional Tecnológico do Município, formaram uma parceria para oferecer o curso “Bem Servir e Receptividade em Gastronomia” a barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú/CE). As aulas tiveram início na ultima terça, 27/06, na Escola Municipal João Jaime Ferreira Gomes, na Lagoa da Volta, em Acaraú.

O curso, ministrado pelo consultor João Alfredo Amado de Oliveira, terá a duração de 120 horas/aula, divididas em 60 horas de aulas teóricas e 60 horas de aulas práticas. Ao final da capacitação, que transcorrerá em três semanas, os participantes receberão certificado.


Ao primeiro dia de aula, compareceram o Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita e a Coordenadora do CVT no Município, Maria de Lourdes Linhares Ribeiro Mendes. João Amado, que ministrará a capacitação, informa que o objetivo do curso é “levar aos barraqueiros conhecimentos na área de alimentos e bebidas, a melhor qualidade no servir e na técnica, bem como preparar os seus estabelecimentos para receberem seus clientes”.

O professor João Amado refletiu inicialmente, no primeiro dia de aula as principais dificuldades por que passam os barraqueiros. A falta de um cardápio, que acaba não mantendo os clientes a par dos preços dos pratos antes do pedido; a falta de controle do valor de custo-benefício; além do não conhecimento da língua inglesa estão entre a enorme lista de problemas que os barraqueiro devem lidar no seu cotidiano.

O barraqueiro Deón Fontenele, rindo, declarou que ao chegar um turista em sua barraca falando inglês, “me agoneio, não entendo nada que tão falando. É ruim demais”. No programa do curso, constam aulas de noções de inglês, para tentar suprir esta necessidade de comunicação. O barraqueiro acredita ainda que aprenderá muita coisa importante ao sucesso do seu empreendimento. “É futuro pra gente, aprender alguma coisa pra melhorar o atendimento que a gente presta e assim fazer com que nossa barraca seja mais visitada ainda”.

A Coordenadora do CVT/ Acaraú, Maria de Lourdes, acredita que o curso é muito importante para a qualidade no atendimento da barracas de praia do Município. “Você chega na barraca e não existe cardápio. Uma vez um cliente pediu um prato e depois de consumir, vindo a saber o preço, reclamou. Errou ele, que não perguntou o preço, errou o estabelecimento ao não fornecer um cardápio”.
 
Além disso, a coordenadora do CVT defende que a formação é importante aos barraqueiros por proporcionar um aperfeiçoamento profissional, importante para sua formação. “É importante o aceio, o correto manusear dos alimentos, até mesmo para evitar doenças. Além dos fatores gerenciais, de controle do custo-benefício e da qualidade no atendimento”.

O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, informa que ação da Prefeitura de oportunizar uma capacitação desse tipo aos barraqueiros é pioneira em Acaraú, e informa que outras capacitações como essa serão realizadas a outros profissionais de várias localidades do Município de Acaraú. “É uma preocupação premente do Prefeito Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’) com a qualidade de vida dos barraqueiros e com a melhoria da qualidade no atendimento aos turistas que a Acaraú chegam para visitar-nos”.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da titular da pasta, Maria Irene Barbosa Góes Mota, que tem dado todo aporte para a realização do curso de aperfeiçoamento aos barraqueiros.

Serviço:

Secretária de Cultura e Turismo de Acaraú
Assessoria de imprensa
Edson Costa
(88)9693.1002

PIS/PASEP: Datas de pagamento de 2011/ 2012 são divulgadas


Foi publicado no Diário Oficial de ontem, quinta-feira (29), através do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o cronograma de pagamento do abono salarial referente ao exercício 2011/2012 aos participantes do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O abono, correspondente a um salário mínimo e a partir do dia 11 de agosto começará a ser pago aos inscritos no PIS nascidos no mês de julho. Para os inscritos no Pasep, o abono começa a ser pago em 10 de agosto para as incrições com final 0 e 1. O prazo para saque vai até 29 de junho

Quem tem direito

Têm direito a receber o benefício referente a 2010/2011 pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2009, recebendo, em média, até dois salários mínimos, que naquele ano teve os valores de R$ 415 (em janeiro) e R$ 465 (demais meses).
Também é preciso estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há cinco anos, ou seja, pelo menos desde 2005, e ter sido informado corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2009).

Onde receber
 
Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial nas agências da Caixa e os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de Auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para sacar, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DENÚNCIA: Empresa envolvida com fraudes em licitações presta serviço para Prefeitura de Acaraú



 

A operação "Caça Fantasma", deflagrada ontem pela Policia nos municipios de Santana do Acaraú e Tiangua, onde foram presos vários individuos que lesavam os cofres públicos, acabou revelando um fato inusitado para nós Acarauenses.

É que uma das empresas envolvidas no esquema de fraudes em licitações envolvendo empresas fantasmas, é justamente a LOCMAQ - R. T. S. DE SOUZA LOCACAO -ME de CNPJ 07730296000145, sediada no município de Ubajara, na avenida Monsenhor Gonçalo Eufrásio, nº 172 – Centro, empresa essa que vem prestando serviços a Prefeitura Municipal de Acaraú nos últimos dois anos.

A   LOCMAQ - R. T. S. DE SOUZA LOCACAO -ME recebeu dos cofres da Prefeitura Municipal de Acaraú até agora, cerca de R$ 141.634,92, onde tem contratos com carros a disposição do Gabinete do Prefeito Municipal "Pedro Fonteles", da Secretaria de Trabalho e Ação Social, da Secretaria de Infra-Estrutura e  da Secretaria de Agronegocios, Irrigação, Pesca e Desenvolvimento Economico.

Segundo informações do promotor  Igor Pereira Pinheiro, as investigações do Ministério Público apuraram a existência de duas empresas de transporte escolar fantasmas, com sede em Ubajara, que atuavam nas cidades de Santana do Acaraú, Itapipoca, Acopiara e Acaraú. Segundo o promotor, ainda está sendo investigada a atuação em outros municípios.

Com pesquisa nos portais TCM-CE, Receita Federal, Jornal O POVO, Direitoce

TELEFONIA: Novo plano de metas que define telefone fixo "popular" deve entrar em vigor nesta semana


O governo deverá formalizar nesta semana o início da vigência da terceira etapa do Plano de Metas de Universalização da Telefonia Fixa (PGMU 3), para o período de 2011 a 2015. Na quinta-feira (30) termina a validade do plano de metas que está em vigor desde 2006. Também devem ser renovados os contratos de concessão das empresas de telefonia fixa.

Uma das novidades do PGMU 3 são as alterações no Acesso Individual Classe Especial (Aice), destinado à população de baixa renda. Com as mudanças, o preço da assinatura básica mensal, sem impostos, cairá de R$ 17,23 para R$ 9,50. Com os impostos, o preço vai para R$ 13,90.

A intenção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é aumentar para 13 milhões o número de pessoas com acesso ao programa, oferecendo o benefício às famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. O Aice, que existe desde 2005, tem atualmente 184 mil assinantes.

O novo plano de metas também prevê o aumento da oferta de telefonia fixa para a área rural. Segundo a Anatel, o objetivo é que, até o fim de 2015, pelo menos 80% dos domicílios rurais tenham telefone fixo instalado, com atendimento de cerca de 30 milhões de pessoas em aproximadamente 8 milhões de residências no campo. Além disso, todas as escolas públicas e postos de saúde rurais devem ter, pelo menos, um orelhão.

Antes de baixar o decreto que estabelece o início da vigência das novas metas, o governo pretende negociar com as empresas de telefonia obrigações para a oferta de banda larga a preços populares, dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

ACARAÚ: Biblioteca da EEEP Marta Giffoni promove a leitura nas férias



A Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa mais uma vez, preocupada em propagar a leitura na comunidade escolar, promove nestas férias uma premiação entre os alunos da referida Unidade Escolar, para sortear um brinde surpresa, entre os alunos que levarem um livro para casa durante o período das férias de Julho. O sorteio do prêmio será na volta às aulas, em início de Agosto.

DESIGUALDADE: Renda domiciliar do CE é a quarta pior do País



Mesmo os empreendimentos que começam a chegar ao Estado e o suporte de programas assistencialistas não foram suficientes para uma evolução significativa na renda média domiciliar per capita no Ceará. Dentre as unidades federadas, o Estado ocupa a quarta pior posição no ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um rendimento médio de R$ 492,36. O valor só é superior ao registrado em Alagoas (R$ 481,54), Piauí (447,17) e Maranhão (R$ 404,99). Os estados do Nordeste, de maneira geral, detêm resultados pífios. Com o Pará (R$492,76), ocupam as últimas colocações e provam que os esforços pouco impactaram sobre as desigualdades regionais.

"O crescimento da renda domiciliar é uma dificuldade para todos os estados do Nordeste. É um perfil da região. Uma mudança de forma permanente passa de forma importante na qualidade da educação dos municípios", afirmou o diretor geral do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), Flávio Ataliba.

´Cidade pobre´

Dos mil municípios com maior rendimento médio per capita domiciliar, apenas um fica no Ceará: Fortaleza, e na 353ª colocação, com nenhum destaque. A renda média por pessoa nas residências na Capital cearense é de apenas R$ 857,54, uma realidade bastante aquém da encontrada em municípios como Niterói (R$ 2.031,18), o primeiro da lista; ou Florianópolis (R$ 1.905,06).

"Fortaleza tem uma população grande e, conciliado com a baixa renda, contribui para essa baixa classificação. Esse número mostra que Fortaleza é uma cidade pobre", constata Ataliba.

Melhoria

Para o diretor do Ipece, a melhoria da saúde e da educação no Estado deve ser a mola que impulsionará os indicadores sociais locais. Segundo ele, a chegada de hospitais regionais ao Interior e a construção de escolas profissionalizantes contribuirão, ainda que no longo prazo, para a evolução da produtividade e consequente crescimento da renda.

Na opinião de Flávio Ataliba, os cearenses que serão qualificados, em diversas cidades do Interior, transformarão o perfil da mão-de-obra no Estado, e assim, o dos rendimentos.

"Se você quer mudar a distribuição de renda entre os estados, além de infraestrutura, é necessária a disposição da educação. Quando você investe na educação básica, por exemplo, o aluno será exigente e sempre buscará um serviço de qualidade. E isso se traduz em renda", pontua Ataliba.

FM ASSEMBLEIA: Deputado Manoel Duca é o convidado do Narcélio desta quarta


O programa Narcélio Limaverde da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) recebe hoje, quarta-feira (29), o deputado Manoel Duca (PRB). O convidado vai falar sobre a audiência que será realizada em Itapipoca para discutir a atual situação da cajucultura no Ceará.

O programa Narcélio Limaverde vai ao ar de segunda a sexta, das 7h30 às 9h. Aos sábados, a emissora apresenta os destaques da semana, a partir das 10h.

INTERNET: Google anuncia sua nova rede social para concorrer com o Facebook


O Google anunciou ontem, terça-feira (28), sua nova rede social, chamada de Google+. O objetivo é transformar os serviços da empresa em uma grande rede, além de ser uma resposta ao Facebook. A rede ainda está em fase de testes e não há data de lançamento prevista.



A companhia afirma que o objetivo da rede, projeto desenvolvido por mais de um ano por Vic Gundotra, vice-presidente da área social do Google, é permitir que os usuários utilizem suas conexões entre as pessoas na web de modo mais parecido com a vida real. Visualmente, a rede social é dividida em círculos de amizades, permitindo que o usuário arraste seus contatos para o grupo e que compartilhe conteúdos específicos com aquele grupo. Um exemplo é ter um círculo da família e poder compartilhar fotos apenas com eles, e, com amigos de trabalho, poder trocar projetos.


A função Sparks, segundo o Google, faz com que o sistema procure por vídeos e artigos que o usuários possa gostar de ler no tempo livre. Funciona como pequenos recortes de conteúdo para serem assitidos, lidos e compartilhados. O usuário define interesses gerais em uma barra similar à busca do Google e, após assistir ao vídeo, por exemplo, ele pode compartilhar para os amigos, selecionando o grupo desejado.
Na função Hangouts, o objetivo é poder conversar com amigos por meio de vídeo, proporcionando encontros inesperados, segundo o Google. Para usar o recurso, basta o usuário abrir uma sala e avisar o grupo de que está on-line.




A rede social Google+ ainda apresenta outras funções como a Instant Upload, que faz o upload das fotos de um celular diretamente para o site, sem a necessidade de intervenção do usuário, e a Huddle, que transforma as mensagens de texto por meio do celular entre os amigos de um determinado grupo.
Fonte: Portal G1

IFCE: Campus de Acaraú realiza hoje os seus festejos de São João



O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) comemora hoje, quarta-feira (29), o seu I Arraiá Junino, no prédio do campus, situado vizinho ao Fórum de Acaraú, no bairro Mons. Edson Magalhães. A festa iniciará às 18h30min e está prevista encerrar-se às 21h30min. O evento é aberto ao público. Na oportunidade, haverá quadrilha improvisada, casamento matuto, pescaria, organizados pelos próprios alunos e serão vendidas comidas típicas, cuja renda será revertida ao caixinha dos alunos para custeio na participação de eventos.

      Os alunos da oficina de eventos do campus, sob a supervisão da professora Amaurícia Lopes, confeccionaram os enfeites que ornamentarão o campus em virtude do evento.  Foram utilizados jornais e revistas velhos que passaram a ter uma nova utilização. A professora Amaurícia defende que "é muito importante esse trabalho de reciclagem, que estimula o reaproveitamento de materiais que seriam descartados".

      O diretor-geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Amilton Nogueira, acredita que o I Arraiá Junino do campus seja um momento importante nas atividades acadêmicas da instituição, uma vez que colabora para "a integração de alunos e servidores, além de trazer a comunidade externa para dentro do campus, a fim de conhecer suas instalações físicas". A direção tem apoiado a realização de vários eventos, como o I Arraiá Junino, que mobilizam toda a comunidade acadêmica e que ainda colaboram para a visibilidade do campus. Na imagem, alunos da oficina de eventos juntamente com a professora Amaurícia Lopes.

MUNDO LOUCO: Consumir bebidas "Diet´s" engorda


Bebidas 'diet', sem açúcar ou de baixa caloria têm adoçantes artificiais como aspartame no lugar de frutose ou sacarose e, segundo um estudo com 474 pessoas em 10 anos, quanto mais consumidas, mais engordam.

- Estas bebidas podem ser livres de calorias, não de consequências - diz Helen Hazuda, professora de Epidemiologia da Escola de Medicina da Universidade do Texas.

Os pesquisadores analisaram as medidas de cintura e o peso dos participantes e compararam pessoas que consumiam com as que não consumiam bebidas 'diet'. Os consumidores tiveram um aumento na circunferência abdominal 70% maior que os não-consumidores.

O estudo foi apresentado na Associação Americana de Diabetes.

INVERNO: De Janeiro à Junho já choveu 4.129,4 mm em território Acarauense


Já choveu em território Acarauense 4.129,4mm de 01 de janeiro à 25 de junho de 2011. São dados dos postos pluviométricos instalados em pontos estratégicos na sede de Acaraú e nos distritos de Lagoa do Carneiro e Aranaú.
 
A maior chuva do semestre em Acaraú foi registrada pelo pluviômetro de Aranaú no dia 25 de Abril, quando choveu naquele distrito 139,4 mm.


Com informações da FUNCEME

ECONOMIA: Limite de pagamentos em lotéricas cai para R$ 700 no dia 5 de julho



A partir do dia 5 de julho, os pagamentos de boletos de cobrança de outros bancos que não a Caixa Econômica Federal, realizados na rede de casas lotéricas, terão o limite alterado para R$ 700,00. O limite anterior era de R$ 1.000,00. A medida foi divulgada ontem, terça-feira (28), pela Caixa.

terça-feira, 28 de junho de 2011

IFCE: Último dia das matrículas da 1ª chamada do Sisu nos cursos superiores do campus Acaraú



Para os cursos superiores do IFCE, campus de Acaraú, inscreveram-se ao todo 857 candidatos. As inscrições ocorreram por meio do site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. 503 candidatos inscreveram-se para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e 354 para Licenciatura em Física. A matrícula da 1ª chamada do Sisu ocorre nos dias 27 e 28 de junho no prédio do campus, vizinho ao Fórum, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú. O horário de atendimento é de 8h as 12h e de 14h as 17h. 
 
      No ato da matrícula, os aprovados deverão apresentar fotocópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, CPF, comprovante de endereço, certificado de quitação com o serviço militar (se do sexo masculino), título de eleitor com comprovante de votação da última eleição, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio, duas fotos 3X4 (recentes e iguais). 
 
      No dia 02 de julho, será divulgado no site do Sisu o resultado da 2ª chamada, e as matrículas ocorrem de 05 a 06 de julho. De 02 a 07 de julho, os candidatos interessados em serem inseridos na lista de espera devem atestar interesse no site do Sisu e esperar o resultado que sai no dia 11 de julho. Os candidatos devem estar atentos aos dias e horários para efetivarem suas matrículas, sob pena de perda da vaga. Na imagem, matrícula realizada hoje na Coordenação de Controle Acadêmico.