ACARAÚ SEM TERMINAL RODOVIÁRIO, ATÉ QUANDO?

Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LICEU DE ACARAÚ: Abertas inscrições para o projeto E-jovem




Estão abertas as inscrições para o Projeto e-Jovem, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).
O e-Jovem tem como proposta a formação complementar, realizada através de Educação a Distância (EAD). É destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e os egressos das escolas públicas estaduais. Em 2007, foram acompanhadas 12 turmas com a participação de 200 jovens. Em 2008, esse número cresceu para 165 turmas em 70 escolas do Estado atingindo 3000 alunos. Hoje, o projeto é desenvolvido em dois módulos: 1) Linguagens básicas: português, matemática, inglês instrumental, informática e empreendedorismo social; e, 2) linguagens específicas: desenvolvimento software.

Os interessados devem procurar a Secretaria do Liceu de Acaraú ou o Laboratório de Informática.

Em breve será divulgado a data e local da pré-seleção.
Conheça mais acessando :  Projeto: http://e-jovem-ce.ning.com

Fonte: Blog do Liceu de Acaraú

ACARAÚ: Capotamento com vitima fatal e lesão a faca no plantão de policia




CAPOTAMENTO
Faleceu vitima de acidente de transito nesta Segunda-Feira, Marcio Carlos Vasconcelos de Medeiros. O carro que Marcio dirigia capotou na localidade de Bom Jesus, (Acaraú). Ele tinha 29 anos e era filho de Francisco Alves Medeiros e Marluci Muniz Vasconcelos de Medeiros. Marcio Carlos era comerciante na localidade de Vila Progresso onde era admirado por todos daquela comunidade, o sepultamento ocorreu ontem no cemitério local.








LESÃO CORPORAL
A Policia está em diligência no sentido de prender Francisco Assis Brandão, que na noite de segunda-feira, lesionou a faca Milton Cesar Andrade. O fato ocorreu no bairro bailarina em meio a uma discussão banal, a vítima foi levada para o Hospital Dr. Moura Ferreira, medicada e liberada em seguida, já o agressor está foragido.

Fonte: Blog do Juca Branco

ACARAÚ: Deputado anuncia conquistas de Setor Produtivo do Camarão cearense



Em discurso proferido na noite da última quarta-feira (21), no plenário Ulysses Guimarães, o deputado federal Eugênio Rabelo (PP-CE) registrou a realização do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, que acontecerá no município cearense de Acaraú.


Em sua fala, destacou que o Ceará está perto de se tornar o primeiro centro de produção, em todo o mundo, a obter um selo de certificação de domínio controlado do cultivo de crustáceos. E, com esse parecer favorável do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, os produtores de camarão da Região do Baixo Acaraú ganharão mais do que o reconhecimento do mercado, pois a certificação agregará maior valor aos produtos.


O deputado cearense ainda anunciou para todo o país, por meio da TV CÂMARA, que as fazendas de camarão do Baixo Acaraú produzem atualmente o melhor camarão do mundo, cultivado em 32 fazendas conhecidas como Costa Negra, no litoral oeste do Ceará, na qual, o camarão passa por um rigoroso controle de qualidade. Ressaltou também as fazendas que representam 900 hectares de cultivo, com uma produção que chega a nove mil toneladas de camarão por ano.


E para comemorar esses importantes avanços e conquistas deste setor produtivo, dois importantes eventos estão sendo programado pelos produtores, para o próximo mês de novembro, na fazenda Cacimbas, município de Acaraú. Um será o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e o outro será um encontro local dos produtores de camarão do Litoral Oeste.

Fonte: Avol

IFCE: Obras do Campus em Acaraú seguem em ritmo acelerado




A construção do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no município de Acaraú, está 50% concluída e há previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2010.
O prédio, que está sendo construído em uma área de 5.839,72 m2, possuirá 16 salas de aula, 08 laboratórios (de Tecnologia Pesqueira e do Pescado, de Aquicultura, de Máquinas e Motores, de Química, de Gastronomia e de Informática), blocos de administração, de alojamento e de convivência, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, parque aquático, cantina, cozinha, guarita de vigilância e estacionamento. Encontra-se em processo de finalização concurso para contratação de 11 docentes e 14 servidores técnico-administrativos. Os novos profissionais darão suporte aos cursos inicialmente oferecidos, de Licenciatura em Biologia e Técnico Subsequente em Aquicultura.
A constatação dessa demanda deveu-se por intermédio de pesquisas e de atividades realizadas em audiências públicas junto à comunidade local de Acaraú

Fonte: AVOL

http://www.antonioviana.com.br/2009/site/ver_noticia.php?id=60722

HISTORIA: Você Conhece os Antigos Nomes dos Municípios Cearenses?




Folheando algumas edições do velho Almanaque de Sophocles Torres Câmara, de 1920 a 1924, e outros mais recentes, de 1953 e 1954, já sob a direção do jornalista Walderi Uchoa, que dava continuidade à iniciativa do jornalista João Câmara, em 1895, identifiquei alguns detalhes saborosos da nossa história que, com certeza, muitos dos atuais velhinhos não têm a menor ideia. Imaginem os nossos filhos e netos! Um doce para quem identificar qual dos atuais municípios do Ceará nasceu com o nome de Acaracu, Rio das Garças? Lajes? Canoa? Brejo Seco? Santana do Brejo Seco? Umari? Montemor da América? Brejo da Barbosa? Nova Roma? Soure? União?
Vamos por parte:Barra do Acaracu ou Rio das Garças, a hoje Acaraú viveu seus dias no começo a ocupar regular extensão do litoral Nordeste do Estado, consta como sendo um dos mais antigos redutos dos tempos coloniais. Seu nome se insere nos mapas seiscentistas, com a denominação de Barra do Caracu e a servir de ancoradouro nas referências costeiras. Nessa Barra atracavam, além dos navios regularmente em movimento, os chamados navios piratas, oportunidade em que eram realizadas as operações de escambo ou de produtos nobres por quinquilharias originárias do Velho Mundo. Lajes era um pequeno povoamento nas ribeiras dos rios Trussu e Quincoê, no alto sertão do Ceará. Desmembrado do Iguatu, atende, hoje, pelo nome de Acopiara. E Aracoiaba era a antiga Canoa. Do antigo Brejo Seco nasceu Araripe e Santana do Brejo Seco e Umari passou a Baixio, da mesma forma que Montemor da América era Baturité.
O atual Brejo Santo se chamava Brejo da Barbosa e o antigo povoado de Nova Roma deu lugar ao município de Campos Sales. Soure, todo mundo sabe, é Caucaia e a antiga União é hoje a próspera Jaguaruana. A antiga Várzea Grande passou a se chamar Coreaú, em 1944.
E quem sabe qual o nome da antiga Macavoqueira? É a atual Granja.
E Maria Pereira? E Taboleiro da Peruca? Mombaça nasceu com o nome de D. Maria Pereira e o Taboleiro virou Pedra Branca.
Russas, antes de assumir seu nome atual, se chamava São Bernardo do Governador, e Senador Pompeu nasceu da antiga povoação de Humaitá.
Palma é Assaré, que ficou famosa pela genialidade do seu filho Patativa. Sobral era a antiga Fidelíssima Cidade de Januária. Viçosa do Ceará se chamava Vila Real da América.
Mais geniais eram os reclames da época, dos automóveis Hilman, Humber, Sunbean e Tablot, dos caminhões Commer e dos rádios Mullard. Da construtora Emilio Hinko, que estava construindo o Clube Iracema. E das grandes indústrias que um dia experimentaram o sabor da glória, como a Usina Ceará, a Brasil Oiticica e a ZYR-7, a Rádio Iracema, além das duas maravilhas da cidade, o Náutico e a Casa do Português. O proprietário desta extravagante residência alardeava que tinha gasto 10 toneladas de cimento e 18 milheiros de tijolos só para ter o prazer de subir até o terceiro andar de carro… Não era para menos… coisa de português mesmo!
por RODOLFO ESPÍNOLA
(Jornalista)

Fonte: blog Parazin Net

terça-feira, 27 de outubro de 2009

KARATÊ: Acaraú é o 6º melhor do Ceará em campeonato




Neste último final de semana aconteceu no Ginásio do SESC Fortaleza (Ce) o XV Campeonato Cearense de Karatê Esportivo que foi divulgado pela TV Diário, no qual a AAKC-Karatê conquistou o título de 6º lugar dentre 40 associações participantes de todo o Estado do Ceará, melhorando sua posição no ranking das Associações.
A Competição serviu como preparação dos atletas para o 2º Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo que acontecerá em Praia Grande (SP) e teve a presença do Secretário de Esportes do Governo Estadual Ferrucio Feitosa e do acessor do Secretário de Esportes da Prefeitura de Fortaleza Roberto Íto.
Segundo o Prof. Robyson Régis, tem sido fundamental o apoio dado pela Prefeitura de Acaraú através da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Cruz, que tem ambas colaboradas com o transporte dos atletas da região. Isto tem incentivado os professores e os atletas a se dedicarem aos treinamentos e o resultado foi 1 Troféu de 6º lugar Geral, 1 Troféu de Vice-Campeão da Equipe Infanto-Juvenil Masculino,
1 Troféu de 3º Lugar da Equipe Infanto-Juvenil Feminino e 7 medalhas de Ouro, 1 de Prata e 5 de Bronze totalizando 3 Troféus e 13 medalhas.
Destaque para as Equipes: Infanto Juvenil formada pelos atletas Jackson Fontenele, Francisco Maicon, Sandro Jr. e pelas atletas Tainá e Ana Karolina;
E no individual os atletas campeões foram: Magno Hávila, Keven Ferreira, Francisco Maicon ambos de Acaraú; Manuel Neto de Bela Cruz; Karen e Luiz da Silva de Cruz; José Valmir de Itarema.
Agradecimentos a Deus, atletas, pais, colaboradores e aos Professores Luiz da Silva, José Gerardo Jr., Gabriel Leni, Ricardo Alex e Edésio que tem contribuído para o crescimento do karatê na Região.

Agradecimentos a Deus, atletas, pais, colaboradores e aos Professores Luiz da Silva, José Gerardo Jr., Gabriel Leni, Ricardo Alex e Edésio que tem contribuído para o crescimento do karatê na Região.
Agradecemos também a Rádio Difusora Vale do Acaraú que sempre tem divulgado os nossos eventos e o próximo para agora da AAKC é participar do Campeonato Brasileiro em Praia Grande (SP), pois os atletas Magno Hávila faixa Preta e o João Pedro faixa Verde vão tentar o Tri-campeonato.

Fonte:
Prof. Robyson Régis/blog Jhonata Adams

DINHEIRO FALSO: Preso em Acaraú estelionatáario




Está recolhido a cadeia de Acaraú Francisco Roberto Rocha por estelionato, ele foi preso em flagrante e será autuado no Art. 171 do Código Penal Brasileiro,pois estava passando notas de R$ 50,00 falsas no comercio de Acaraú.

Fonte: Blog Jhonata Adams/Reporter Abelardo Martins

CONCURSO: Seduc divulga local e horário das provas em Acaraú




A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE) divulgou os locais e horários da prova objetiva para o concurso que oferece 4 mil oportunidades de professor de nível superior. As avaliações serão aplicadas no dia 1º de novembro, às 14h. Os candidatos terão 3h30 para responder a todas as questões. A remuneração prevista no documento de abertura da seleção varia de R$ 663,83 a R$ 1.327,66. Do total de oportunidades, 206 são reservadas a portadores de necessidades especiais. As chances são oferecidas para as disciplinas de Arte-Educação, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. O processo seletivo constará de prova objetiva, prova prática, programa de capacitação profissional e avaliação de títulos. Confira AQUI locais e horário de realização das provas objetivas.

EM ACARAÚ ÁS PROVAS SERÃO REALIZADAS NA E.E.M. LICEU


Fonte: Seduc

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ACIDENTE FATAL: Caminhonete atropela agricultor em estrada que liga Acaraú/Itarema




Uma caminhonete Hilux atropelou o agricultor Damião Flor de Freitas, 31, no quilômetro 5 da estrada que liga Acaraú a Itarema, neste domingo (25).

Devido ao impacto, a vítima foi arremessada a uma longa distância e já caiu no chão sem vida. Um rabecão foi acionado e levou o corpo para a cidade de Sobral, onde foi feita a necrópsia. O cadáver chegou na noite de ontem (25/10) para ser velado em Itarema e foi sepultado nesta segunda-feira (26)."

Fonte: blog Ceará é Noticia/Portal Jangadeiro Online

COPA VALE ACARAÚ 2009/2010: O pontapé inicial foi dado!





DA SOLENIDADE DE ABERTURA:

Começou neste domingo a edição da Copa Vale Acaraú 2009/2010 no estádio Munizão em Cruz. Na solenidade de Abertura Paulo Andrade e Juca Branco deram o pontapé inicial chamando todas as delegações e contando resumidamente a historia de cada município. O hino Nacional e o hino da cidade de Cruz foram tocados pela banda municipal de Cruz. O deputado Federal Aníbal Gomes esteve presente e falou para milhares de torcedores que se encontravam no estádio saudando a Copa Vale Acaraú em Cruz e a importância deste evento para o município e toda região. O prefeito de Cruz Jonas Muniz também se pronunciou para o publico, e disse que era uma honra está recebendo em sua cidade uma competição com tanto brilhantismo, e ressaltou ainda, que com a ajuda o Deputado Aníbal Gomes o estádio Munizão estará concluído em 2010. Quem também esteve presente no estádio para prestigiar a abertura da Copa Vale Acaraú 2009/2010 foi o ex-prefeito de Acaraú e ex-deputado Duquinha, o deputado Rogério Aguiar, o prefeito de Marco Grijalma (Paredão), prefeito de Itarema Roberio Monteiro, o prefeito de Acaraú Pedro Fonteles (Pedim do Cleto), alem de vereadores, secretários e lideranças políticas.

O JOGO:
Um clássico regional deu um brilho há mais na Abertura da Copa Vale. Em um jogo cheio de emoções a seleção de Itarema venceu por 4 x 2 a seleção de Acaraú com gols de Wesclei, Chola 2x e Pilete, Dom 2x descontou para a seleção de Acaraú.

TRANSMISSÃO:
A Transmissão da Copa Vale Acaraú é feita pelas Rádios Difusora do Vale Acaraú 1100 Am de Acaraú e Fm 6 de Abril de Cruz. A transmissão da 1100 Am é feita pela Equipe Bola Pesada que tem como integrantes Juca Branco (narrador), Paulo Andrade (comentarista), Eliaquim Silveira e Severo Freire (repórteres de pista), Jhônata Adams (plantonista), Vinicius, Veloso e Valdenio (operadores de áudio) e Roberto José (transmissores).
A abertura da Copa Vale Acaraú recebeu um bom publico do mais empolgante do futebol do Vale Acaraú.


Fonte: blog do Jhonata Adams

Homenagem: Câmara municipal de Acaraú promovera entrega de titulos de cidadão Acarauence no dia 30/10.



A Câmara municipal de Acaraú, convidou a comunidade Acararauense nesta ultima sessão realizada (sexta 23/10), para a sessão solene de sexta-feira, dia 30 de Outubro, quando serão agraciados com o titulo de cidadão Acarauense as seguintes autoridades:

Padre Aristide ( Vigário de Aranaú )
Dr. Claudio Sales ( Juiz da Comarca de Acaraú)
Dr. Vander Timbó (FOTO) (Ex-Promotor de Acaraú)
Ketya Dantas (Escrivã de Policia Civil)

A sessão será realizada no plenário da câmara Municipal de Acaraú, com inicio previsto para as 14h30min .

Fonte: Blog do Jhonata Adams

PORTAL TCM: Acaraú é a cidade mais consultada no Portal da Transparencia




Alguns municípios vêm se destacando como alvos de buscas, em todo o País, nos primeiros 30 dias do Portal da Transparência do TCM (www.tcm.ce.gov.br/transparencia)

Eis, então, a lista dos mais acessados: Acaraú, Capistrano, Santana do Acaraú, Canindé, Maranguape, Miraíma, Morada Nova, Morrinhos, Jaguaretama e Barbalha.

Seguindo-se Fortaleza, Palmácia, Acopiara, Paramoti, Solonópole, Crateús, Guaiuba, Nova Russas e Pacujá, cabendoa Caucaia a 24ª. posição.

Para o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Sabóia, o importante é que ``os cidadãos estão demonstrando interesse em saber o que se passa, provando que começa a se consolidar uma cultura de controle social no ambiente político cearense.

Fonte: Blog do Jhonata Adams

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VIOLÊNCIA: Polícia investiga assassinato em Acaraú




A Policia Civil de Acarau investiga o assassinato do Sr. José Marques Alves Costa ocorrido em sua residência no Distrito de Lagoa do Carneiro (Acaraú). A vitima era irrigante e foi encontrada morta em sua cama com varias perfurações pelo corpo, as primeiras investigações levam a crer que houve luta corporal com o assassino,pois a vitima tentou fechar a porta e não conseguiu. O Delegado Regional de Acaraú, Dr. Flavio Novaes,informou que da casa da vitima não foi levado nada, o que torna o crime ainda mais misterioso, haja vista ser o mesmo uma pessoa bem relacionada na comunidade.Segundo informações da própria policia, a família de Jose Marques estaria oferecendo uma recompensa para quem fornecer qualquer pista que possa levar a policia a elucidação do crime.

Abelardo Martins para o Blog do Juca Branco.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

EVENTO: CREDE de Acaraú realiza feira de ciências




A 3a. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) de Acaraú promoveu nos dias 19 e 20 de outubro de 2009, a II Feira de Ciências, Arte e Cultura, com o tema: DESCOBRINDO E RECRIANDO O MUNDO DA PESQUISA EM SALA DE AULA.
O evento visou consolidar o trabalho desenvolvido nas escolas, mais precisamente em sala de aula, envolvendo as áreas do conhecimento.

Os trabalhos expostos estão voltados para a dinâmica de ações pedagógicas interligadas e desenvolvidas com foco em uma aprendizagem para além da mera informação, onde a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem contribua para a promoção do ser humano solidário, crítico e participativo.

A Feira ocorreu nas dependências da EEEP Tomaz Pompeu de Souza Brasil, localizada à Av. José Júlio Louzada, 550 - Centro (Acaraú - Ce). A solenidade de abertura ocorreu na quadra poliesportiva da escola.

ESCOLAS PARTICIPANTES

1- EEM Liceu de Acaraú - Diretor: Francisco Luiz S. Fontenelle
2- EEEP Tomaz Pompeu de S. Brasil - Diretora: Fabiana Morais de Carvalho
3- EEEP Júlio França - Francisca Girliane A Teixeira
4- EEFM Marieta Santos - Diretor: José Geri Costa
5- EEM São Francisco da Cruz - Diretor: João Batista da Silveira Filho
6- EEM Liceu de Itarema - Diretor: José Ivaldo Bleasby Freires
7- EEM Luzia Araújo Barros - Diretor: Francisco de Assis Costa Júnior
8- EEM José Teixeira - Diretor: Rodrigo Antônio de Oliveira
9- EEM Ricardo Souza Neves - Diretor: Marcos Antônio Chaves de Oliveira
10- EEFM Carminha Vasconcelos -Diretora: Maria Edna Jovino

PROJETO VENCEDOR


"APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DO PROCESSAMENTO
DA CAUDA DE LAGOSTA"
Alunos Autores: Davi Vaz dos Santos e Francisco Charles da Silva
         Professor Orientador: Francisco Antônio Quinto Barros e Francisco Geovane dos Santos Sena



HOMENAGEM: Jornal O Povo homenageia jornalista e escritor Acarauense




``Ao abrir a caixa e ver minha máquina, senti uma das mais fortes emoções dos últimos tempos. Parece que, diante dela & que há tanto não via & estava voltando a mim aquele período dos nossos primeiros dias de casado, na velha casa do Salim. Você com seu vestido de palhaço & amarelo com enormes bolas vermelhas & esperando nosso primeiro filho, o lindo e meigo Carlinhos; Halen e Cacareco a -perfumarem- o ambiente e eu dedilhando dia e noite, domingos e feriados, para arranjar alguns tostões a mais necessários à manutenção do lar que havia pouco construíramos. Também me veio à lembrança nossa casinha de Estância, meus filhos sentados ao meu calor, ajudando o pai a escrever. Mas, nada de grandes sentimentalismos. O que vale é o futuro e este, se Deus quiser, será nosso``.

Para José Blanchard Girão Ribeiro, um dos seus bens mais preciosos era a palavra. A palavra e a família. Isso fica explícito no trecho da carta reproduzido acima, endereçado à sua esposa Cleide. Era dessa forma que ele procurava demonstrar sua presença e sua saudade quando esteve preso por nove meses e 21 dias, logo nos primeiros momentos da ditadura militar que tomou o Brasil em março de 1964. Na ocasião, exercia seu mandato como deputado estadual pelo Partido Social Trabalhista. ``Ele sempre dizia -me mande papel-, e mandava bilhetes escritos em papeis de chocolate, carteiras de cigarro``, relembra a esposa.

Mas, sua história começa antes, em 22 de outubro de 1929. Foi exatamente há 80 anos que Blanchard Girão nasceu em Acaraú, distante 222 km de Fortaleza. A mudança para a Capital aconteceu quando ele tinha dois anos. E foi aqui onde seu interesse pelas letras teve início, aos 14 anos de idade, quando começou a trabalhar como revisor da Gazeta de Notícias. Daí seguiu sua carreira nos principais meios de comunicação do Estado, fazendo parte dos quadros do O POVO por duas vezes, de 1945 a 1948 e de 1973 a 1986; do jornal O Norte, na Parnaíba (PI); das rádios Dragão do Mar e Iracema; das TVs Ceará e Educativa. E foi na profissão de jornalista que ele foi ao Rio de Janeiro em 1950 cobrir a Copa do Mundo que viu o Brasil ser vice-campeão para o Uruguai. ``Depois do jogo Brasil x Uruguai, não se ouvia nenhum barulho, nem uma voz no Maracanã. Só se ouvia os passos das pessoas se retirando do estádio``, descreveu na época.

Formado em Direito, Blanchard pouco exerceu deste ofício. ``Mas não dava certo na profissão porque tinha pena de cobrar. O caso dele era escrever``, conta a filha Marta Vanessa, que nasceu enquanto o pai se encontrava preso e dele mereceu muitas cartas emocionadas. E sua paixão pela escrita também renderam 13 livros. Entre eles, O céu é muito alto (crônicas - 1994); O Liceu e o Bonde na Paisagem Sentimental de Fortaleza-Província (memórias - 1997); Só as armas calaram o Dragão (memórias - 2005); Alacoque Bezerra, a madrinha de Juazeiro (biografia - 2007).

Hoje, a memória do jornalista está guardada nas lembranças da sua esposa, dos seus quatro filhos e dos seus nove netos. São eles que recordam, entre risos e lágrimas, as histórias do torcedor do Fortaleza que levava os filhos pequenos ao estádio e depois seguia para a redação para fechar a edição do dia seguinte, com a prole dormindo no carro. Sua partida aconteceu em 25 de março de 2007, após um infarto fulminante, aos 77 anos, enquanto caminhava pelo seu sítio em Aquiraz, lugar predileto escolhido como refúgio para o corre-corre da cidade grande. E é lá onde estão guardados seus livros e sua máquina de escrever, armas que escolheu para lutar bravamente em nome do que acreditava. (Marcos Sampaio)



Fonte: Jornal O Povo

IFCE: Professores do Campus de Acaraú compõem Núcleo de Pesquisa





Desenvolver projetos, visando à criação e implementação de políticas para a formação humana na área da pesca, em integração com a comunidade do litoral acarauense: eis o objetivo dos docentes do Campus de Acaraú (em fase de instalação) do Instituto Federal do Ceará, que fazem parte do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca Marinha e Continental e Aquicultura Familiar/Nordeste III. Os membros do grupo reúnem-se periodicamente, para discutir alternativas para o setor e já tiveram aprovados projetos em junho, pelo Ministério da Educação (MEC). O professor João Vicente Mendes Santana elaborou projeto direcionado a carpinteiros navais de Acaraú, para ensiná-los a utilizar compósitos (materiais compostos por dois ou mais elementos) na construção de embarcações; a professora Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva propôs a qualificação de filhos de pescadores do município, na elaboração de artesanato com resíduos de pescado e sucata marinha. As capacitações ocorrerão ainda este ano.



Atendimento à imprensa
Edson Costa
Assessor de imprensa – IFCE/Campus Acaraú


Fonte: AVOL

ENSINO: Professores Acarauenses em sala de aula, agora somente com diploma universitário e licenciatura






A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (21) à noite projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura. De acordo com o projeto, a exigência de formação superior valerá para creches e escolas de ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases, que estabelece as regras para a educação no país, e ainda precisa ser aprovado no Senado para entrar em vigor. Hoje, a regra aprovada pelos deputados seria cumprida por apenas 61,6% dos professores do ensino básico. De acordo com dados do Censo 2007, citados este ano em estudo do MEC, o país tem 1,88 milhão de professores nessa faixa, sendo que 1,28 milhão tem ensino superior completo e 1,16 milhão concluiu a licenciatura, formação adequada para atuar na educação básica. Para atender à nova exigência, seria necessário reforçar a formação de 722 mil professores que já estão nas salas de aula. O Brasil tem 53,2 milhões de alunos na educação básica, sendo 7,1 milhões na rede privada e os demais em creches e escolas públicas.
Aprovada em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases estabeleceu prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental tivessem diploma, o que não foi cumprido.


IFCE: Acaraú ganha campus







O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2010. A nova sede, cujas obras estão 50% concluídas, apresentará 16 salas de aula, 08 laboratórios (de Tecnologia Pesqueira e do Pescado, de Aquicultura, de Máquinas e Motores, de Química, de Gastronomia e de Informática), blocos de administração, de alojamento e de convivência, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, parque aquático, cantina, cozinha, guarita de vigilância e estacionamento, totalizando uma área construída de 5.839,72 m2.

Concurso público escolherá servidores necessários.






Pessoal

Encontra-se em processo de finalização concurso para contratação de 11 docentes e 14 servidores técnico-administrativos. Os novos profissionais darão suporte aos cursos inicialmente oferecidos, de Licenciatura em Biologia e Técnico Subsequente em Aquicultura. A demanda foi construída por meio de pesquisas e de atividades realizadas em audiências públicas junto à comunidade local.




Fonte: AVOL    Fotos : Tide Andrade

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VESTIBULAR: UVA recebe inscrições somente até sexta-feira






As inscrições para o vestibular 2010.1 da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) segue até a próxima sexta-feira (23). São 1,075 vagas para o campi de Sobral.



A Universidade do Vale do Acaraú (UVA), abrirá vagas em cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem e Zootecnia, entre outros.
As inscrições estão sendo feitas na Comissão Executiva do Processo Seletivo em Sobral; no Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará, em Fortaleza; no Instituto São José, em Camocim e na Escola Regina Coelli, em Tianguá.
O valor da inscrição é de R$ 80,00, podendo ser pago nas agências do Banco do Brasil (agência 0085-X / conta nº 38.634-0).
As provas serão realizadas no próximo 22 de novembro e o resultado está previsto para sair no dia 23 de dezembro.
Incrições pelo site da Universidade do Vale do Acaraú (UVA)

Fonte: UVANET

EMANCIPAÇÃO: Parlamentares do Ceará reforçam lobby em Brasília pelos distritos




Um grupo de parlamentares estaduais seguiu nesta quarta-feira para Brasília com um objetivo prioritário: reforçar lobby, ao lado de parlamentares de outros Estados em torno da regulamentação de lei que garantirá às assembleias legislativas o direito de emancipar distritos.
À frente do grupo cearense, o presidente do legislativo estadual, Domngos Filho (PMDB), defensor da medida e garantindo que, com critérios bem definidos e transparentes fixados pelo IBGE, não haverá abusos em emancipações. Em Brasília, os encontros ocorrerão com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com setores do Congresso.
INFORMAÇÕES DO BLOG:
Distritos que, sozinhos, podem ser transformados em município, de acordo com os critérios de população: Aranaú (Acaraú), Caponga (Cascavel), Jurema (Caucaia), Pessoa Anta (Granja), Lima Campos (Icó) Almofala (Itarema), Antônio Diogo (Redenção), Pecém (São Gonçalo do Amarante), Canaan (Trairi), Pajuçara (Maracanaú), Jamacarú (Missão Velha) e Aruaru (Morada Nova).

- Distritos que, juntos, propuseram emancipação e atingiram o mínimo de habitantes exigido: Icaraí, Moitas, Mosquito e Sabiaguaba (Amontada); Jacaúna, Patacas e Tapera (Aquiraz); Parajuru e Paripueira (Beberibe); Várzea dos Espinhos, Martinslândia e Mucambo (Guaraciaba do Norte); Matriz, Nova Fátima, São José das Lontras, Alazans e América (Ipueiras); Iratinga, Aguaí, Serrote do Meio, Pitombeiras e São Tomé (Itapajé); São Pedro, Canafistula e Mel (Jucás); São Miguel e Manituba (Quixeramobim); Lisieux, Malhada Grande, Macaraú e Trapiá (Santa Quitéria); Aracatiaçu e Taperuaba (Sobral).

- Distritos com proposta de emancipação, mas que não atingem o número mínimo de moradores: Santa Felícia e Santo Antônio (Acopiara); Trussu e São Paulinho (Acopiara); Juritianha (Acaraú); Guanacés (Cascavel); Ponta da Serra (Crato); José de Alencar (Iguatu); Deserto (Itapipoca); Assunção (Itapipoca); Feiticeiro (Jaguaribe); Itapebussu, Antônio Marques e Lagoa do Juvenal (Maranguape); Amanari e Lagoa do Amanari (Maranguape); Mineirolândia (Pedra Branca); Lagoinha (Quixeré); Flores (Russas); Santa Tereza e Trici (Tauá); Mundaú (Trairi).

- Os últimos distritos cearenses transformados em município foram: Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara e Choró (todos em 1992) e Fortim (1993).

- Pelo que está proposto só poderá se transformar em município, dentre outros critérios, distritos que tiverem quantidade de habitantes correspondente a 1% (ou mais) da população do Ceará - o que representa 8.548 pessoas.

- Além disso, também é necessário comprovar eleitorado superior a 40% de sua população; ter centro urbano constituído e ter equipamentos sociais e de infraestrutura (posto de saúde, posto policial, sistema de telefonia pública etc), dentre outras regras.

Fonte: Giselle Dutra, com colaboração de Hebely Rebouças, Revista Distritos In Foco de março de 2009, editada pela Federação das Associações Emancipalistas do Ceará (Faec) e Assembleia Legislativa.


Fonte: blog do Eliomar de Lima        Pesquisa para o blog: Erasmo de Andrade

INTERNET: Acaraú podera ter banda larga a preço popular em cinco anos




O Brasil lançará no fim de novembro um plano nacional de banda larga com necessidade de investimentos de R$ 10 bilhões, disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que defende parceria público-privada (PPP) para levar o projeto adiante. Em entrevista à Reuters nesta terça-feira (20), Costa disse ainda que o governo "neste momento não tem uma empresa capaz de tocar um empreendimento desta magnitude. O governo de São Paulo lançou na última semana um programa de banda larga popular com preço de R$ 29,90 por mês. Para Costa, esse valor pode ser bom para o estado, mas é alto se consideradas regiões mais pobres do país, como o Norte. De repente se pode fazer banda larga por R$ 9,90 - disse o ministro, destacando que o objetivo é que todo o Brasil tenha acesso veloz à web num prazo de até cinco anos. - É um projeto do próprio presidente Lula, de querer na última etapa do seu governo estabelecer no mínimo o começo, a implementação da primeira fase de um plano nacional de banda larga.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CAMARÂO: Acaraú vai sediar o 1º festival internacional






O Municipio de Acaraú, no Litoral Oeste do Estado, vai sediar de 26 a 29 de novembro, o I Festival Internacional de Camarão.
Durante o evento, que acontecerá na Fazenda Cacimbas em Acaraú, haverá cursos, oficinas de capacitação, aulas práticas, palestras, espaço gastronômico e shows. Segundo os organizadores, o festival pretende discutir e estimular o consumo de camarão no mercado interno e externo, além de capacitar os profissionais da área.

SELO UNICEF: 6ª Edição é lançada no Ceará





O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) recebeu, ontem dia 19 de outubro, segunda-feira, no Anfiteatro do Palácio Iracema,  9h, o lançamento da 6ª edição local e 3ª edição nacional do Selo UNICEF Município Aprovado. Durante a solenidade foram apresentados os principais objetivos desta nova edição do Selo e destacados os benefícios que os municípios terão ao participar deste movimento internacional para melhorar a vida de crianças e adolescentes.

O evento contou com as presenças do Governador Cid Gomes, da titular da STDS, Fátima Catunda, e da equipe do UNICEF, além de prefeitos, deputados, autoridades estaduais, primeiras damas, secretários municipais, adolescentes e presidentes de conselhos municipais dos direitos das crianças e adolescentes, bem como dos articuladores do Selo nos municípios.

O projeto Selo UNICEF tem como objetivo colaborar com os Municípios e o Estado para que obtenham os melhores resultados possíveis na implementação de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. O Selo UNICEF é uma importante contribuição para que o Ceará e o Brasil alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM. Na ocasião, os prefeitos poderão fazer sua inscrição no projeto. Eles são os únicos que podem assinar o termo de adesão pela administração municipal.

O Selo em números

Dos 184 municípios do Ceará, 164 se inscreveram na edição passada e, destes, 65 conquistaram a certificação. Este número representa um aumento de 8,3% em relação à edição de 2006, quando foram certificados 60 de um total de 183 municípios inscritos. 

Entre os municípios inscritos na edição passada, o percentual de crianças menores de 2 anos desnutridas foi o indicador da saúde que apresentou os maiores avanços. Em 2007, nos 164 municípios inscritos no Selo, 5,1 % das crianças nesta faixa etária estavam desnutridas. Em 2004, esse percentual era de 8,0%. Isso significa que 72 mil crianças ficaram livres da desnutrição.

De 2004 a 2006, o percentual de mulheres que realizaram ao menos sete consultas de pré-natal passou de 36,7% para 46,6%. Enquanto o aumento na cobertura deste serviço nos demais municípios do estado foi de 14,3%. No
mesmo período, a taxa nacional aumentou somente 8,9%.


A qualidade do ensino foi medida pela adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. Esse indicador passou de 35,9% para 13,9%, demonstrando que a distorção idade-série caiu 61,3% nos municípios
inscritos. Observou-se também aumento no acesso ao ensino fundamental. De 2004 para 2007, a taxa líquida de matrícula subiu 9,5% nos municípios inscritos no Selo. 


Além desses avanços, a metodologia do Selo UNICEF tem tornado possível avaliar a qualidade das políticas públicas desenvolvidas no município, ajudando o poder local no monitoramento de suas próprias ações, e, assim, melhorar a disponibilidade, cobertura e o funcionamento dos serviços voltados à criança e ao adolescente. A cobertura da vacina tríplice viral chegou a 104,5% e o Programa de Saúde da Família conta com 89,1% de cobertura.

Na educação, o percentual de professores da educação infantil com nível de escolaridade média ou superior chegou a 96,5%; e o Conselho Escolar está presente em 93,5% das escolas dos municípios finalistas do Selo. A nova edição acontecerá de 2009 a 2012, diferente das anteriores que tinham a duração de dois anos. Nesse período serão realizados dois fóruns comunitários, com o objetivo de envolver mais ainda a comunidade.



Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

LEI SECA: Acaraú só perde para a capital em multas neste ultimo final de semana




As equipes de fiscalização do Detran-CE flagraram 217 motoristas alcoolizados, de quinta-feira (15) a domingo (18), durante 40 operações realizadas em Fortaleza e 14 municípios  cearenses (regiões litorânea, serrana e sertão). Desse total, 28 motoristas não eram habilitados. Por isso, foram recolhidas 189 CNHs, cujos proprietários só poderão resgatá-las dentro de 15 dias úteis. Os proprietários dos veículos conduzidos por não habilitados receberá multa de R$ 574,62, com mais 7 pontos na CNH.
Dos quase 12 mil multados pela Lei Seca ou Lei de Alcoolemia Zero, desde a sua vigência, em junho de 2008, 4 mil efetuaram o pagamento da multa de R$ 957,70. Enquanto 3 mil condutores já receberam o comunicado da suspensão por 12 meses da sua CNH. Os outros processos administrativos estão em tramitação. Somente neste ano, o total de multados é de 10.508 condutores.
Os municípios percorridos pelo Detran-CE, com os respectivos número de motoristas multados foram os seguintes: Fortaleza (63), Acaraú (31), Juazeiro do Norte (27), Crato (23), Sobral (17), Eusébio (12), Tianguá (10),  Quixeramobim (4), Boa Viagem (4), São Luís do Curu (3), Banabuiú (2), Umirim (2), Santana do Acaraú (1) e Aquiraz (1).

Assessoria de Imprensa do Detran:

Paulo Ernesto Serpa (pauloe@detran.ce.gov.br /(85) 31015813)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RECONHECIMENTO: Duquinha será homenageado no plenário da Assembleia amanhã


Está tudo pronto: de acordo com mensagem que recebi do Cerimonial da ALEC, o presidente Domingos Filho, presidirá amanhã (20), importante solenidade em homenagem aos deputados-constituintes de 1989, oportunidade em que outro tauaense esteve à frente da Casa, o deputado Antonio Câmara, considerado um dos políticos mais sérios de toda a história do Parlamento.

Saiba mais

Sob a presidência do deputado Antonio Câmara, à 17horas de 26 de outubro de 1989, compareceram ao Plenário 13 de Maio, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, 39 dos 46 componentes daquele Poder. Os ausentes à festa de abertura da Constituinte: Bitu dos Santos, Carlos Cruz, Francisco Aguiar, José Prado, Júlio Rêgo, Moésio Loiola e Tomaz Brandão.

Os presentes

De acordo com a Ata dos trabalhos, estiveram presentes: Antonio Câmara, Agaci Fernandes, Alceu Coutinho, Alexandre Figueiredo, Antonio dos Santos, Antonio Tavares, Barros Pinho, Ciro Gomes, Domingos Fontes, Ednaldo Bessa, Edson Silva, Elmo Moreno, Erasmo Alencar, Erivano Cruz, Everardo Silveira, Fonseca Coelho, Franzé Moraes, Geraldo Azevedo, Gomes Farias, Henri­que Azevedo, Ilário Marques, José Bezerra, João Viana, João Luiz, João Alfre­do, Liaderson Pontes, Luiz Pontes, Macário de Brito, Manoel Duca (O Duquinha), Jarbas Bezerra, Maria Lúcio, Narcélio Limaverde, Nilo Sérgio, Nonato Prado, Paulo Quezado, Pinheiro Landim, Pedro José e Teodorico Menezes.

Lá e Cá

Destaque-se que, em 1989 eles já pertenciam à Assembléia (e continuam com mandato): Marcos CaIs, Edson Silva, Gomes Farias, Luiz Pontes e Moésio Loiola.
Outros vôos

Sem dúvida, entre todos, o que deu vários pulos e conquistou novos mandatos e cargos, foi o atual deputado federal Ciro Gomes (PSB, agora com domicílio eleitoral em São Paulo). Ciro foi Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Integração Nacional e já disputou a Presidência da República duas vezes.

É bom lembrar - que Agaci foi Prefeito de Russas e agora é vereador; Alexandre Figueiredo e Teodorico Menezes foram para o TCE (Tribunal de Contas do Estado); Edson Silva, Antonio dos Santos, João Alfredo, Luiz Pontes e Pinheiro Landim foram deputados federais. Pontes já foi Senador.

E mais: - que Ednaldo Bessa foi prefeito de Beberibe, Elmo Moreno (de Iguatu), Everardo Silveira e Ilário Marques (de Quixadá), João Viana (é o prefeito de Cedro), Manoel Duca (foi prefeito de Acaraú), Carlos Cruz (foi prefeito em Juazeiro do Norte), Bitu dos Santos (em Cedro) e Pedro José (Pacajus).

Para terminar - dos constituintes de 1989, ainda em atividade: João Alfredo é vereador pelo PSOL (em Fortaleza); Francisco Aguiar é conselheiro do TCM e Júlio Rêgo foi do TCE, chegando à Presidência. E entre os que morreram: José Prado foi prefeito de Sobral e Geraldo Azevedo, de Itapipoca.

Fonte: Avol